31 julho 2012

Savoir-vivre

O famoso savoir-vivre nao significa saber aproveitar a vida,mas como se comportar em cada situação da vida.Isso inclui coisas muito simples como segurar a porta para alguém passar,mandar flores nas ocasiões de praxe,enfim saber como agir.Isso também implica saber usar largamente a expressão merci e pardon.
Teoricamente francês é muito educado e eles esperam que seja reciproco e muitas das vezes eles falam obrigado,desculpas....parece que ja faz parte da frase admiro isso.
Claro que existem pessoas de todos os níveis educacionais a minha host ela so era educada com quem ela queria/ou conhecia e quando ela era grossa eu tinha até vergonha hahaha.
No Brasil é triste muitas pessoas terem resistência a serem educados em coisas tao simples é até difícil dentro da sua própria casa ouvi um obrigado.
No face essa semana postaram sobre a solicitação de um café 


Selecionei a opniao de alguns a respeito


"Acho que já comentei do apego dos franceses por "fórmulas mágicas" né? Se você não diz "bom dia" antes de falar com a pessoa, ela não te responde. Se você não pede "por favor" ela não te atende, e assim por diante. Mesmo que o "por favor" seja o mais forçado do mundo, com a cara mais amarrada possível (e a cara do atendente que vai responder o bom dia, e cobrar o por favor, é garantidamente amarrada e o tratamento é garantidamente bruto e "de má vontade"). 


""educados" no sentido de falar por favor e obrigado eles SEMPRE são, amáveis é que é outra história.. aí teria de pagar caro!"


"Gentileza gera gentileza!"


 "triste é induzir algo que teria que ser gratuito e espontâneo".


"EDUCAÇÃO gera desconto... Gostei, eu ia economizar muito!!! rsrsrsrsr"


"Para falar a verdade, acho que eles estão certos. Morei na França e sei bem como é isso. Coisa desagradável você entrar em um elevador, olhar para a pessoa e nem cumprimenta-la. Mesmo que eles sejam carrancudos, pelo menos educação eles tem. Porque Bom dia, boa noie, com licença, obrigada e por ai à fora, deveria ser um hábito comum entre as pessoas civilizadas."


"Se fosse no Rio de Janeiro, venderiam sempre a 2 ja que aqui o masi próximo que se chega do por favor é "aiii..me dá"...


"Adoro esse pais os frances sao educados e gentil Sim gente mal educada tem em todo pais"



27 julho 2012

OS ANIMAIS AQUI TEM VEZ

Para quem gosta de animais e as vezes deixar de sair porque alguns estabelecimentos não aceitam a entrada é super decepcionante né? Na França pelo contrário é super normal se deparar com um cachorrinho, seja num restaurante, dentro de uma loja ou até mesmo em um hotel. Eu sou a favor desde que dentro das regras de boa convivência. Vejo alguns limites em praias  que eu frequento que existem placas sinalizando a proibição, mas não pensem que as pessoas aqui são bem "civilizadas" sempre tem um para quebrar as "regras" e vez outra tem um animalzinho num local até então proibido.
Mas os animais aqui num geral tem muito acesso a quase tudo. Fui numa loja e vi o dono comprando com seu animal do lado super comportadinho do lado dele alias eu nem escuto latidos dos cachorros, no meu prédio tem uns 3 que os vejo pela manhã na hora do passeio matinal deles e pasmem as vezes tenho impressão que ninguém tem cachorro pelo total silêncio.




  E tem até lixeiras nas ruas para que os donos nao deixem sujeiras indesejáveis dos seu bichinhos
Voilà

26 julho 2012

BORDEAUX QUASE 40°



O verão chegou e como chegou, muita gente que estar no Brasil pensa que na França é todo tempo frio inclusive a minha mãe pensa hahaha. Amigas aqui tem todas as estaçoes do ano as roupas que uso no Brasil tbm uso aqui sem erro.
No verão o que amo é que os dias ficam mais longos tipo as 21h ainda tem sol que maravilha da tempo de pegar uma praia, piscina mesmo chegando tarde do trabalho como eu faço aqui e sem contar das roupas mais leves que usamos né.
Nos meios de transportes o ar condicionado é sempre ligado, mais gente confesso que quando tem pouca gente é uma mão na roda, mas quando ta cheio falta ar pq tem sempre um que esqueceu que o desodorante ou estava vencido.Verão é contraditório aqui, o povo não para em casa sempre tem que fazer algo para aproveitar cada segundo ou ficam em casa pq nao aguentam o calor nas ruas hihihi #franceses 
No verão não se preocupe se o seu short, saia... estão curtos se a blusa é muito justa no corpo etc por aqui quanto menos roupa melhor(no bom senso). 
Ninguém olha pra você diferente,nos vestimos como queremos.



Para o francês o verão tem que esta ligado a esses itens 
Verão=férias=pele bronzeada=viagem  
Era quase 21h e o tempo super claro 


Curtam o verão e nao esqueçam do protetor solar e beber muitaaaaa água 
Bjos

23 julho 2012

Aqui também acontece

Missão do dia levar uma blusa que comprei na loja,pois com toda a empolgação dos soldes(quem quer saber um pouco sobre os soldes tenho um post que fala sobre clique aquieu nao percebi que veio um sensor na blusa e nem teve alarme disparado quando sair da loja,enfim eu aqui estou taoooooo zen que pasmem nao fiquei chateada eu simplesmente fiquei olhando a blusa com aquela cara de "nem tudo esta perdido vou na segunda ver isso" vida de Au pair me ajudou muito a trabalhar esse lado PACIÊNCIA que eu NAO TINHA e a minha única preocupaçao foi muito mais em resisti nao comprar quando eu chegar na loja(esse vicio de compras é somente nos soldes hihihi)
Viram pessoas eu MUDEI. 



20 julho 2012

Foto do dia : Ramadan

Hoje começa o Ramadan e como na França tem muitos da religião muçulmana essa é uma data muito importante e tbm comercial alguns supermercados aproveitam e fazem vendas relacionadas.
Para quem nao sabe o que é o Ramadan é o jejum ritual que os muçulmanos praticam no nono mes do calendario islâmico com duração de 30 dias se quiserem saber mais sobre o assunto deixo esse link de um um blog excelente http://conexaoarabe



17 julho 2012

O Francês e o idioma inglês


Na França fala-se tbm o idioma inglês,porém com uma acentuação bem "afrancesada" vide  menu do restaurante em Saint Emilion adorei a sinceridade hihihi.

09 julho 2012

EMPREGOS DE VERÂO

Descolar um emprego nas férias de preferência no verão, quebrando a rotina e ganhando uma grana nada mal né? É o 2° verão que faço extras e que venham os próximos e pensando nisso vou listar alguns que mais encontramos vagas.
A exigência é so ter força de vontade e disponibilidade.



→O de femme de menage abrange várias atividades como camareira, passador de roupas, faxineira, jardinagem etc..
→Abrir ostras eu nao sabia como titular, mas o serviço é esse mesmo, em muitos restaurantes a demanda é grande e eles precisam de rapidez no serviço por isso contratam uma pessoa para fazer isso.
→Dançarinas, tem muito bar que solicita dançarinas para a noite. Tomem cuidado se não estar direcionado a prostituição isso pode acontecer, então muita cautela.
→Recepcionista de Eventos bilíngüe pode ser para hotéis, acampamentos, receber um grupo de turistas que não falam francês por exemplo etc..
Existem vários sites específicos para "Jobs d'été " e caso encontre algum trabalho a grande maioria paga por hora e com contrato assinado.
Indico estes sites Student Job Jobdete Jcomjeune Job etudiant
Enviar cv por e-mail aqui funciona muitooooo bem, eu deixei o meu dessa forma, nunca deixei papel impresso em nenhum lugar e sempre entraram em contato comigo. O bom que na França os empregos extras temos a possibilidade de escolher os horários, pois muita ofertas são atraídas por estudante que querem trabalhar e aproveitar as férias também. 
O lado bom desses tipos de trabalho que temos a possibilidade de conhecer pessoas, lugares diferentes e da para tirar uma grana legal o lado ruim que todo final de semana ficamos comprometidos pois são empregos de verão.
Muitas meninas reclamam de fazerem baby sitter para famílias durante as férias pq trabalha-se demais e ganha pouco, isso depende muito na hora da negociação eu negociei com uma família francesa e eu iria viajar para Portugal pq eu falo português, mas depois vi que não era uma boa porque não determinaram o horário que eu iria encerrar e isso é FURADA tem que ter horários determinados como hora de começar e terminar.
Agora se a família for bem clara determinando seus horários e caso seja excedidas as horas e hora extra é remunerada é outra historia. Apesar de ser um serviço muito cansativo, eu ainda acho que baby sitter vale sim muito a pena.

Video em Francês de uma reportagem sobre os empregos de verão. Achei muito interessante, pois mostra a realidade. 




Voilà, voilà 

08 julho 2012

Foto do dia : casamento

Vou ficar chata em falar de casamentos,mas acreditem se quiserem estou na lista com 3 casamentos e esse foi o 2° hihihi resumindo deixo dois cliques
O 1° da mesa achei a decoração simples e de bom gosto.

A 2° eu nao entendia pq em alguns pratos tinha uns porquinhos de plástico como eu sou curiosa eu descobri serve para indicar que aquele prato é composta de carne de porco.

Bizzzzz

04 julho 2012

Evento's de final de semana #2 Fête le vin

Todo mundo ja sabe que falar de Bordeaux sem querer ja vem logo na cabeça os bons vinhos e nesse domingo eu tive o prazer de ir num evento entre tantos que existem por aqui relacionado ao tema Fête le vin.Nao da para ser repetitivo quando se fala de vinho,eu fico babando por cada vinho degustado,por cada apresentação do produto,é algo indescritível so vindo mesmo e participando para ter ideia do que estou me referindo.Vem gente de todo mundo em especial da própria França,é uma atividade que é notória na economia do país e francês realmente conhece vinho eles falam com propriedade sobre o assunto.
O evento aconteceu de 28 a 1° de Julho com varias programações a céu aberto como cursos,exposições...... e claro degustação de vinhos.
Caso tivesse interesse em degustar os vinhos tinha um bloco a venda no qual comprei por por 18 euros e incluso uma taça de vinho que dava direito a ir em 12 standes destacava o cupom e entregava para o atendente do stande escolhido.Lembrando que cada stand representava um vinho.


Esse foi o kit 
No ano passado tbm estive presente,mas esse ano teve muito mais participação de empresários do ramo.
Fica a dica para quem é profissional da área vale a pena vim e conhecer pq a programação aborda muita coisa interessante,além do preço ser muito em conta por termos a oportunidade de degustar uma taça de vinho super caro que no dia a dia fica quase que impossível pelo preço do produto e tbm se levarmos em consideração que um evento neste porte no Brasil nao sai muito em conta.

 
:)

Evento's de final de semana #2 casamento

Oi meninas


Fim de semana sempre tem movimento como ja falei p vcs e o da vez foi sábado casamento e domingo Fête le vin(proximo post)
Casamento 
A primeira vez que eu fui em um casamento francês e eu fiquei meio perdida durante a semana ao ter que comprar a minha roupa sem ter muita noçao do que seria,pois nao recebemos convite e sim um e-mail,até fiquei surpresa pois os eventos aqui sao bem formais quando se trata em convidar e enviar convites entao eis o motivo de esta mais por fora que bunda de índio(essa é das antigas em)  so sabia que a exigência dos noivos era o traje calça branca e blusa colorida pq seria um casamento tematico do Tahiti,e eu como nao conhecia os noivos e muito menos o tema eu ficava tentando acertar no traje com muito receio de nao comprar o certo e depois sei la pagar um grande mico.
Roupa comprada em cima da hora mais ocorreu tudo bem,o casamento aconteceu a tarde ao chegarmos vi que gente seguiu a carater,mas gente o que iria me consolar caso nao estivesse de acordo é que sempre tem uns que vao totalmente o contrario do esperado e isso de fato aconteceu talvez tbm foi mais um que nao recebeu convite.
Nao foi um casamento muito diferente do Brasil o noivo chegou primeiro e depois a noiva,ela estava vestida de branco super fofo e com uma chegada triunfal super criativa.




A cerimonia em si foi bem rápida ao término fomos convidados a fazer as fotos para o álbum de casamento nesse meio termo fomos na casa de um amigo com alguns convidados ja que os comes e bebes so estaria a disposiçao umas 5h apos as fotos ou seja muito tempo sem fazer "nada",nao que eu e meu namorado fomos ao casamento so para comer gente hihihi,mas foi um intervalo que dava para se fazer muita coisa ao invés de ficar
sem nenhuma atividade tipo depois da cerimonia e fotos ficamos com quase 5h de tempo livre ja que a recepção seria so a noite e isso nao foi avisado que teriam horários diferentes,pois pensávamos que seria uma sequência,enfim.
Na França muitos casais que resolvem casar como manda o figurino ja moram juntos algum tempo e normalmente ja tem filhos que acabam participando do casorio foi o caso dos noivos(fiz esse comentario so a nivel de informação mesmo)
Todos os convidados ao termino da cerimonia ganharam esse adereço para colocar nos carros e saírem buzinando todo o trajeto atras do carro do casal.





A noite como eu citei foi a recepção e aconteceu em um clube de rugby ja que o noivo é jogador de rugby,nossa foi muito legal ao chegarmos colocaram um colar daqueles tipo havaiano,pois a festa era tematica do Tahiti pq a noiva faz um curso de dança tahitiana.O menu foi dos sonhos toda a culinaria do Tahiti como muito leite de coco,ponche,sucos tropicais e frutas,muita gente nao gostou da comida até pq é bem peculiar,eu amei,ja quero ir para o Tahiti achei um astral muito positivo.
Nós convidados tivemos curso de dança e ainda fomos presenteados com a apresentação dos noivos pena que eu nao filmei :(
O bouquet logicooooo nao faltou esse é classico eu infelizmente nao consegui pegar,nao dessa vez hahaha.





Desejo felicidades ao casal
Beijinhos amores 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...