20 dezembro 2017

REGRINHAS "BANAIS" QUE APRENDI EM MONTREAL

Por mais que eu more fora há alguns anos eu confesso que a cada dia eu aprendo muito e no final eu tenho a certeza que eu ainda não sei de nada. Muita gente diz que morar fora a gente cresce e isso é bem verdade. Por algumas experiências de ter morando em um outro país como a França, eu hoje também continuo expatriada, porém num país que se aproxima muito mais do Brasil afinal estamos no mesmo continente. 
Apesar de tudo cada país tem suas "regrinhas" e algumas eu vou presenciando e aprendendo. Claro que com esse passar dos anos as coisas vão ficando muito mais leves, eu consigo me sobressair com muito mais facilidade que antes em alguma situação. Mas tem momentos que eu como ser humano vou ter as minhas falhas e talvez cometer erros vivenciados e cair de novo no mesmo erro. E é aquela historia as vezes a gente se prepara tão bem para algo, para uma nova vida ou pensa que milhões de diplomas vai resolver a nossa vida é um mero engano. No final um "simples " céu azul pode ser muito mais importante  no seu dia não é mesmo? 
Por isso resolvi listar algumas coisas bobas para vocês terem noção.
Céu azul no inverno 
Quanto mais azul é o céu pode ter certeza que maior será o frio. O dia é lindo, o sol aquece o corpo, a gente tem muita mais motivação de sair de casa até por os pés pro lado de fora. E por aqui vou confessar no inverno quase não temos céu cinza então pensa aí num frio daqueles quase que sempre nessa época. Ok que no inverno a lógica é ser frio, mass céu azul, azul é frio, frio siberiano #real.
Sabe aquelas promoções de compre um e leve outro? Aqui é compre um e leve 10, daqueles sistemas bem americano que incentivam a consumação sem necessidade. Cartões com pontos, cupons de descontos, amigo que indica amigo ganha pontos e por aí vai. Mas tem que saber dos paranauês, tem que ver bem sua fatura para ver os pontos, tem que se escrever nos sites e obter descontos, ficar de olho.
Intimidade
Falar com intimidade com todos, sem hierarquias. É muito fácil você ter contato com o gerente, com o dono de uma empresa, ter o telefone pessoal de um chefe etc...Lembro quando eu estava em transmites com a minha papelada do trabalho eu estava com problemas para falar com a pessoa que seria minha encarregada { ela estava muito ocupada com a nova empresa}e simplesmente o carinha do rh me deu o número do celular da gerente geral que morava em outra cidade para eu pedir pra ela o que estava precisando pra finalizar meu contrato 😳
Internet, selfies e afins
Aqui todo mundo é conectado quase que 24h. Quando eu ainda estava na França e eu enviava um e-mail para ter tal informação era questão de minutos recebia a resposta. Sem contar que aqui eles são bem desencanados em serem filmados, fazer selfie, videos na rua etc.. ninguém te ver diferente ou melhor ninguém nem ver para sua cara. Eu evito filmar alguém tanto que eu conheço ou não. Acho muita invasão de privacidade. 
QI
O famoso qi{quem indica}, o boca a boca. As relações estreitas que um indica o outro. Fazia tempo que eu não via essa prática e a última vez que vi foi no Br. 
Palavras misturadas
Falar francês ao menos com uma palavra em inglês no meio da frase. Sim isso é possível. Eu me pego fazendo isso sem querer e acho três bien et fun.
Jantar cedo
No inverno à partir das 16h00 se duvidar tem gente nos restaurantes para jantar e tudo isso se deve ao inverno que é quando a noite cai bemmm mais cedo por volta desse horário. E eles se acostumaram tanto com essa rotina que mesmo no verão isso é de praxe.
O francês é traduzido literalmente do inglês 
No francês da França de nada é de rien aqui o de nada é bienvenue como a tradução do "you're welcome" no inglês. 
Não se comprimenta com beijinhos 
Muito raro, muito raro. Nem sei como agir em algumas ocasiões. Mas normalmente isso é no trabalho que ninguém se comprimento com beijinhos ou alguém que você conhece e faz muito tempo que não se veem ok vai os dois beijinhos. 
Tagarelas
Adoram ficar horas e horas batendo papo sem pausas. Eles tem assuntos para todos os assuntos. E te escutam de verdade, tem uma troca de energia sabe. 
Gorjetas
Além da taxa de serviço sobre o produto tem a gorjeta. É até feio você sair e não deixar uma gorjeta pelo atendente.
Preços sem as taxas
Fiquem atentos se for comprar algo e o dinheiro estar contado. Os preços exibidos são sem as taxas. O bom que sabemos quanto vale realmente o produto.
Objetos de valor em casa
Ter uma pá para neve em casa, isso é essencial. É o melhor investimento que você pode ter hahaha.
Aprender a andar na neve
Temos que colocar primeiro uma perna e depois a outra como nos desfiles de 7 de Setembro hahaha.
Andar com mochila
Parece meio colegial e é essencial por alguns motivos: não temos ticket refeição e com isso acabamos levando todos os dias a marmitinha. E sem contar pela mudança de temperatura por exemplo no inverno andamos de botas pesadas e se formos depois do trabalho para um evento tem que ter um sapato/roupas mais leves apropriadas para a ocasião dentro da bolsa. As vezes é cansativo, mas temos que se acostumar.
Saber se vender
No bom sentido claro, as pessoas gostam de pessoas motivadas, que tem algo a oferecer e não importa o que seja. Tudo é bem vindo quando eles percebem que você tem interesse. Numa entrevista de emprego vai com motivação, pois muita das vezes nem é sua experiência que conta e sim o que você transmite. 
Falo um pouco sobre isso nesse post aqui ⏩  12 CLICHÊS QUE USEI PARA ENCONTRAR EMPREGO


📷Instagram niralima7
💌acllyma@hotmail.com 
Com afeto Du Jour 
Nira  💛

18 dezembro 2017

ECODECOR : SAPATEIRA DE PALETE { A ARTE DO IMPROVISO } 5

Colocar a mão na massa e deixar algo com um toque personalizado, essas são algumas das coisas que amo fazer em tempo livre. 
Eu aprendi muito dentro de casa com os meus pais de sempre poder aproveitar o que temos sabe. Acho que hoje o poder de compra é tao livre e palpável que parece obrigação todos os anos ter que mudar de sapatos, ter uma calça da hora, ter um casaco novo, ou ter uma casa montada como um catálogo de revistas etc. para ser aceito na sociedade. 
Enfim, eu amo esse mundo do personalizado, do ter alma. Doar um tempo do seu dia e construir algo com suas próprias mãos para alguém ou para si mesmo não tem preço.
Nesse imenso mundo de reciclagem o que eu acho fantástico é a reutilização da madeira. Eu fico de boca aberta de ver tantas ideias criativas que encontramos para inspiração e para todos os gostos.
No mês passado marido teve a brilhante ideia de criar uma sapateira, nada muito extraordinário em termos de designe, mas um objeto simples, sem ocupar muito espaço e feito com carinho é o que vale. Com a aproximação do inverno é quase que "obrigação " ter uma sapateira para por as botas de neve logo na entrada da casa, então pensando nisso fomos na feira que frequentamos daqui do bairro e pegamos uma palete de madeira no depósito de reciclados. Em alguns lugares eles vendem e o dinheiro arrecadado geralmente são para instituições {eu até comprei um caixote de vinho por 5$ para um outro projeto}em outros dependendo do material eles deixam a disposição para quem tiver interesse e que foi o nosso caso. 
O preço de uma sapateira novinha no mercado não é cara sabe custa em média 20$ talvez até mais em conta e sim eu poderia comprar uma, mas pra que raios eu vou querer comprar algo que eu sei que logo logo vou ter que me desfazer e sem contar que o meio no qual eu vivo tem uma gratuita que eu posso reaproveitar e dar uma nova utilidade? E pra mim não é nenhuma obrigação fazer reaproveita é terapia e prazer mesmo.
Para a construção da palete no nosso caso não teve mistérios, usamos apenas lixa e impermeabilização e voilà,voilà prontinho. 



Sapateira novinha, histórias pra contar e sustentabilidade 💚
Alguns posts ecodecor do blog que talvez você se interesse. 

📷Instagram niralima7
💌acllyma@hotmail.com 
Com afeto Du Jour 
Nira  💛

A très vite!

15 dezembro 2017

VOCÊ SOFRE DE "SEXTAFEIRITE"?

Hoje é sexta-feira traga uma cerveja hahaha para quem pensa que querer que chegue logo a sexta é coisa de brasileiro estão bem enganados, por aqui a síndrome da sextafeirite {nem sei se a tradução é essa} esta tão em alta que algumas empresas começaram a criar certas regrinhas.
Em francês "la vendredite" que significa "doença da sexta feira" entre funcionários devido a longa jornada de trabalho ou para emendar um final de semana muitos acabam faltando ao trabalho ou não produzindo nada durante o dia. 
O problema para as empresa não é a falta do funcionário na sexta-feira o problema é que o aumento de funcionários que todas as sextas não podem trabalhar e os motivos alegados por muitos é que estão doentes sendo que na grande maioria isso não é verdade. Muitas empresas fazem até campanhas dentro da mesma com intuito não de punir os funcionários, mas de sensibiliza-los que com a sua falta na empresa prejudica também o seu colega de trabalho.
O que vejo muito que como a maioria das empresas pagam por hora muita gente faz seu horário como bem entender e nossa por vezes na empresa que trabalho as pessoas faltam e nem avisam. Nesse perìodo de inverno então sem comentários. O lado bom que eu mesmo tendo trabalho dobrado eu ganho muito mais 😅 cada hora a mais na empresa é hora extra.
O que vocês acham disso tudo?

Foto : 24h MTL
📷Instagram niralima7
💌acllyma@hotmail.com 
Com afeto Du Jour 
Nira  💛


14 dezembro 2017

COMIDA 10COMPLICADA


Vamos combinar que receitas complicadas de comidas ninguém merece né? Hoje em dia o boom da internet ta aí pra provar e comprovar tudo isso. E por vezes eu via receitas super saborosas que comia com os olhos, mas no final das contas tinha uma lista imensa de produtos para comprar e horas e horas para preparar. Mas aí eu mudei toda a minha concepção depois que fui au pair, pois foi de fato depois do meu intercâmbio que comecei a me virar na cozinha. Eu nem sabia que eu tinha "potencial" para fazer algo bom e quando a gente sai de casa tem que aprender a se virar. Lembro que no contrato uma das obrigações era cozinhar para a criança e eu quase tive um treco em pensar o que cozinhar e tentar agradar um paladar de alguém com costumes totalmente diferentes do meus. E nossa foi a coisa mais fácil de se levar. Apesar de todos aqueles pratos  franceses lindos etc e tal. que somos habituados a ver, no dia a dia deles a comida é super fácil. Eu refiro-me ao que eu tinha que preparar no meu dia e eles também.
O que eu pude observar que o diferente é no preparo sabe, eles tem um temperinhos, uns molhos dos deuses. E sem contar que tem toda aquela cerimônia francesa de entrada, prato principal, sobremesa e afins. Dificilmente comíamos enlatados na verdade eu nem lembro se cheguei a comer enlatados na casa que morei e nem na casa das pessoas que frequentava. Enfim, as comidinhas eram sempre frescas e preparadas na hora.
Com toda essa experiência eu hoje continuo cozinhando em casa e poucas são as vezes que compro comida prontinha no supermercado. Compro quando eu não tenho tempo para preparar algo para levar para o serviço ou se sou vencida pelo cansaço. Hoje em dia o mercado avançou, aqui em Montreal por exemplo tem lojas com produtos feitos de forma artesanal de pequenos produtores e eu tenho confiança em comprar.
Chéri eu eu fazemos compras uma vez por semana no sábado ou domingo. E minha lista não tem mistérios são frutas, legumes e verduras.
Apesar de saber cozinhar eu não sou a expert na cozinha as minhas receitinhas são bem leves e rápidas. Muitas eu uso como base as vegetarianas.
Numa dessas pesquisas um prato que testei e aprovei é do arroz de couve-flor, nossa isso é muito,muito,muito bom. Eu testei para o segunda sem carne para quem não conhece é um projeto para conscientizar sobre o consumo de carnes causam nas pessoas, nos animais, sociedade, planeta e claro com a saúde  É um bom começo para quem quer aderir a causa vegetariana/vegana. Se tiver interesse acesse no instagram a hastag #segundasemcarne tem várias receitinhas e gente bem legal fazendo parte dessa família. 
A receita é super simples que postei no meu insta 





Sei que couve-flor não é todo mundo que gosta logo de cara e o sabor não é igual chocolate, ou sei la o que hahaha. Essa receita é realmente deliciosa principalmente para quem tem problemas com algumas verduras se pesquisar bem vai com certeza encontrar uma receitinha que vai ficar na sua lista #davida
Uma dica que uso e talvez ajude alguém é ver quais os legumes da estação e comprar as que não temos muito hábito e tentar inserir no cardápio.
Como o couve-flor que é um legume da estação e tem em todo lugar fresquinho eu fiz essa receita e gostei muito.

Alguns benefícios da couve-flor ⤷ fonte: google
  • Previne alguns tipos de câncer 
  • Melhora a saúde do coração 
  • Antioxidante
  • Rica em vitaminas e minerais
  • Impulsiona a saúde cerebral 
  • Favorece o emagrecimento 
Voilà, voilà

📷Instagram niralima7
💌acllyma@hotmail.com 
Com afeto Du Jour 
Nira  💛



13 dezembro 2017

ACAMPAMENTO E CANOAGEM


Hoje eu resolvi compartilhar um pouco da minha experiência em acampamentos aqui. Foi a segunda vez e bom, para começar é impossível descrever com palavras a beleza que esse país tem. Para quem gosta da natureza o Canadá é super bem equipado, organizado e preparado para este tipo de destinação. 
Para tentar resumir o Canadá possui o segundo maior território do mundo com uma área de mais ou menos 9 milhões de quilômetros quadrado perdendo apenas para Rússia. Daí vocês terão a idéia do que eu me refiro. A área verde é muito vasta e existem inúmeros parques ambientais. A impressão que eu tenho que abriram um buraco no meio da floresta e fizeram o país rsrsrs. O país é rodeado por verde, a cidade que moro as ruas são tão arborizas e rodeadas de parques que o ar é diferente. As atividades ao ar livre são tantas que pouco importa a estação do ano. E uma das atividades bem procuradas é o acampamento seja selvagem, de aventura, luxo, familiar etc.
Somente na província que moro Quebeque, mais de um milhão de pessoas são adeptas ao acampamento e existem aproximadamente 870 terrenos para atividade. O bom de tudo isso por ser um país bem vasto em termo territorial não temos a impressão de muita gente mesmo na alta temporada. Vocês vão observar isso no vídeo que fiz, a impressão que tive que o parque era todo nosso, mesmo sendo um período que a certeza de ter muita gente era inevitável e realmente tinha muita gente, mas como citei acima tudo é tão vasto e espaçoso que sim o parque era totalmente nosso hihi. 
Fomos acampar pela segunda vez  { fiz até um blog da 1° vez e não sei onde salvei} e fomos com um quebequense {no caso tio do marido}. Os caras são muito bons nisso e não é a toa que o Canadá é uma destinação bem procurada e respeitada por este tipo de atividade e lógico que não poderíamos perder essa oportunidade.
Convite aceito fomos nos preparar para a grande aventura, apesar de ser o nosso segundo acampamento ainda estávamos perdidos sobre o que levar. Única missão dada foi levar o saco para dormir e como missão dada é missão cumprida fomos num sábado a tarde atrás de uma loja para comprar. 
Mesmo tendo em mente o que levar passamos algumas boas horas decidindo qual comprar. É como comprar meio as cegas, porque eram vários tipos de materiais descritos na composição do produto que a gente não tinha a mínima do que era. Poderíamos até decidi pelo preço tipo preço mais alto é melhor, masss isso não funciona muito com a gente. Tive provas concretas que nem sempre o mais caro é realmente o melhor e vise e versa. Demos o crédito de confiança para a vendedora que buscou saber um pouco dos nossos gostos, das nossas vontades como por exemplo se sentimos frio, calor, se transpiramos muitos, se queríamos algo que nos fizesse se sentir em casa enfim, e no final compramos um de acordo com as nossas necessidades. 
Quando estávamos na loja a vontade que deu foi de viajar no mesmo instante de tanta coisa legal e de gente que entra e sai na loja cheia de entusiamo. Aquele povo mochileiro, descolado, de bem com a vida sabe. Enfim, o foco foi apenas o saco para dormir e assim fizemos depois de tantos  conselhos da vendedora optamos por um simples, impermeável e que segura um frio de até -30°. Sim isso mesmo eu fiquei chocada, como pode isso segurar um frio de até -30°? Mas logo pensei isso não é nada meu casaco segura até -40° de boa hihihi.
Bom isso foi decidido durante uma semana e eis que chega a sexta-feira e fomos pegar estrada. O caminho foi longo tivemos que pegar dois transportes públicos para encontrarmos com o tio/primo do marido, mas vale super a pena que deu para conhecer lugares que ainda não conhecíamos.
O dia estava maravilhoso um lindo céu azul e quente, mas com previsão de chuva para todo o final de semana. Chegamos no parque e da entrada até a recepção foram quilométricos com passagens paradisíacas do começo do outono.
Na chegada fomos bem recepcionadas e isso é coisa comum no Canadá o atendimento é sempre muito,muito bom. Pegamos todas a informações precisas para circular dentro do parque e pagamos pelo final de semana. No parque existem vários animais criados em liberdade no meio da floresta eu não tive a sorte de ver nenhum dos catalogados do parque. 
Que saber mais um pouquinho dessa aventura aperte o play :)



Como aproveitar bem o passeio :

→Leve roupas bem leves e impermeáveis, afinal o tempo muda de uma hora para outra e ficar com roupas molhadas em uma caminhada não é nada legal.
→Comidas práticas e rápidas de preparar. Evitar levar produtos que precisam de uma boa refrigeração, além de correr o risco de perder o alimento ainda pode ter uma intoxicação alimentar caso não conserve bem os produtos;
→Tenha a cabeça aberta para não ir para o luxo{existem locais para cada tipo de pessoa} mas não espere algo 5 estrelas, o espírito é bem aventureiro ou seja aventure-se;
→Não esqueça de levar repelentes e protetor solar;
→Beba muita água;
→Tênis é o ideal para as longas caminhadas;
→ Se for praticar canoagem coloque tênis, pois dependendo do local a água é extremamente gelada e sem contar que caso aconteça de não conseguir passar em alguns locais será necessário descer para empurrar a canoa e dependendo do local tem pedras escorregadias; 
→ Se esquecer de levar shampoo, pasta de dente etc e tal tem a loja no acampamento. Ah e eles também tem material para aquecer a fogueira, gelo e aluguel de canoas. O ruim é o preço que as vezes é bem elevado;
→ Leve moedas, pois para tomar banho é pago e o chuveiro é travado ou seja libera apenas ao colocar a moeda. Não lembro muito o valor, mas acredito que era em torno de 1$ por 10 ou 15 minutos.
→ A programação do parque é bem vasta, acesse o site antes para poder ter mais informações. 
→ Na época que eu fui eles não aceitavam animais no acampamento, então caso você tenha entre em contato para saber se  exceções.

Informações

Charleston Lake
 Site do Parque

↪Preço
Existem vários tipos de campina dentro do parque e que escolhemos foi aproximadamente 52$ por dia. 
E o valor da canoa para duas pessoas foi 24$ por 8 horas

Horário
De 8 de Setembro à 31 de Outubro 2017
De domingo à quinta-feira 09h00 à 21h00
Sexta e sabado 09h00 à 22h00

↪Endereço
148, chemin Woodvale
Lansdowne
K0E 1L0

Téléphone : (613) 659-2065




📷Instagram niralima7
💌acllyma@hotmail.com 
Com afeto Du Jour 
Nira  💛

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...