20 dezembro 2017

REGRINHAS "BANAIS" QUE APRENDI EM MONTREAL

Por mais que eu more fora há alguns anos eu confesso que a cada dia eu aprendo muito e no final eu tenho a certeza que eu ainda não sei de nada. Muita gente diz que morar fora a gente cresce e isso é bem verdade. Por algumas experiências de ter morando em um outro país como a França, eu hoje também continuo expatriada, porém num país que se aproxima muito mais do Brasil afinal estamos no mesmo continente. 
Apesar de tudo cada país tem suas "regrinhas" e algumas eu vou presenciando e aprendendo. Claro que com esse passar dos anos as coisas vão ficando muito mais leves, eu consigo me sobressair com muito mais facilidade que antes em alguma situação. Mas tem momentos que eu como ser humano vou ter as minhas falhas e talvez cometer erros vivenciados e cair de novo no mesmo erro. E é aquela historia as vezes a gente se prepara tão bem para algo, para uma nova vida ou pensa que milhões de diplomas vai resolver a nossa vida é um mero engano. No final um "simples " céu azul pode ser muito mais importante  no seu dia não é mesmo? 
Por isso resolvi listar algumas coisas bobas para vocês terem noção.
Céu azul no inverno 
Quanto mais azul é o céu pode ter certeza que maior será o frio. O dia é lindo, o sol aquece o corpo, a gente tem muita mais motivação de sair de casa até por os pés pro lado de fora. E por aqui vou confessar no inverno quase não temos céu cinza então pensa aí num frio daqueles quase que sempre nessa época. Ok que no inverno a lógica é ser frio, mass céu azul, azul é frio, frio siberiano #real.
Sabe aquelas promoções de compre um e leve outro? Aqui é compre um e leve 10, daqueles sistemas bem americano que incentivam a consumação sem necessidade. Cartões com pontos, cupons de descontos, amigo que indica amigo ganha pontos e por aí vai. Mas tem que saber dos paranauês, tem que ver bem sua fatura para ver os pontos, tem que se escrever nos sites e obter descontos, ficar de olho.
Intimidade
Falar com intimidade com todos, sem hierarquias. É muito fácil você ter contato com o gerente, com o dono de uma empresa, ter o telefone pessoal de um chefe etc...Lembro quando eu estava em transmites com a minha papelada do trabalho eu estava com problemas para falar com a pessoa que seria minha encarregada { ela estava muito ocupada com a nova empresa}e simplesmente o carinha do rh me deu o número do celular da gerente geral que morava em outra cidade para eu pedir pra ela o que estava precisando pra finalizar meu contrato 😳
Internet, selfies e afins
Aqui todo mundo é conectado quase que 24h. Quando eu ainda estava na França e eu enviava um e-mail para ter tal informação era questão de minutos recebia a resposta. Sem contar que aqui eles são bem desencanados em serem filmados, fazer selfie, videos na rua etc.. ninguém te ver diferente ou melhor ninguém nem ver para sua cara. Eu evito filmar alguém tanto que eu conheço ou não. Acho muita invasão de privacidade. 
QI
O famoso qi{quem indica}, o boca a boca. As relações estreitas que um indica o outro. Fazia tempo que eu não via essa prática e a última vez que vi foi no Br. 
Palavras misturadas
Falar francês ao menos com uma palavra em inglês no meio da frase. Sim isso é possível. Eu me pego fazendo isso sem querer e acho três bien et fun.
Jantar cedo
No inverno à partir das 16h00 se duvidar tem gente nos restaurantes para jantar e tudo isso se deve ao inverno que é quando a noite cai bemmm mais cedo por volta desse horário. E eles se acostumaram tanto com essa rotina que mesmo no verão isso é de praxe.
O francês é traduzido literalmente do inglês 
No francês da França de nada é de rien aqui o de nada é bienvenue como a tradução do "you're welcome" no inglês. 
Não se comprimenta com beijinhos 
Muito raro, muito raro. Nem sei como agir em algumas ocasiões. Mas normalmente isso é no trabalho que ninguém se comprimento com beijinhos ou alguém que você conhece e faz muito tempo que não se veem ok vai os dois beijinhos. 
Tagarelas
Adoram ficar horas e horas batendo papo sem pausas. Eles tem assuntos para todos os assuntos. E te escutam de verdade, tem uma troca de energia sabe. 
Gorjetas
Além da taxa de serviço sobre o produto tem a gorjeta. É até feio você sair e não deixar uma gorjeta pelo atendente.
Preços sem as taxas
Fiquem atentos se for comprar algo e o dinheiro estar contado. Os preços exibidos são sem as taxas. O bom que sabemos quanto vale realmente o produto.
Objetos de valor em casa
Ter uma pá para neve em casa, isso é essencial. É o melhor investimento que você pode ter hahaha.
Aprender a andar na neve
Temos que colocar primeiro uma perna e depois a outra como nos desfiles de 7 de Setembro hahaha.
Andar com mochila
Parece meio colegial e é essencial por alguns motivos: não temos ticket refeição e com isso acabamos levando todos os dias a marmitinha. E sem contar pela mudança de temperatura por exemplo no inverno andamos de botas pesadas e se formos depois do trabalho para um evento tem que ter um sapato/roupas mais leves apropriadas para a ocasião dentro da bolsa. As vezes é cansativo, mas temos que se acostumar.
Saber se vender
No bom sentido claro, as pessoas gostam de pessoas motivadas, que tem algo a oferecer e não importa o que seja. Tudo é bem vindo quando eles percebem que você tem interesse. Numa entrevista de emprego vai com motivação, pois muita das vezes nem é sua experiência que conta e sim o que você transmite. 
Falo um pouco sobre isso nesse post aqui ⏩  12 CLICHÊS QUE USEI PARA ENCONTRAR EMPREGO


📷Instagram niralima7
💌acllyma@hotmail.com 
Com afeto Du Jour 
Nira  💛

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...