23 setembro 2016

J2 MONTREAL { 15/09 quinta-feira }

Quase não dormimos devido ao fuso horário. Com diferença de 6 horas entre França e o Canadá as 3h estava pronta pra mais uma mesmo morta de cansada.
Poderíamos ficar no apartamento descansando certo? Não. Decidimos que tudo de burocracia fosse feito logo no inicio para depois aproveitarmos um pouco antes de começarmos nossas atividades.
O serviço receptivo que esta nos acompanhando aqui em Montreal nos passou uma planilha de programação quando ainda estávamos na França.

Jeudi, 15 sept : 7h30 – RAMQ (enregistrement carte soleil), NAS (numero d’assurance social (tax ID), banque RBC /Desjardins
On terminera vers 13h



07h30 o dia começou ela passou aqui no apartamento e fomos para ao Régie de l'assurance maladie québec { site deles aqui em francês com opção também em inglês} é o seguro de saúde. 

No nosso caso como morávamos na França tivemos que solicitar o cancelamento do nosso seguro na França e eles no deram uma declaração para apresentarmos em Montreal { attestation relative a la totalisation des periodes d'assurance maladie maternite} 
A Teresa {nossa guia aqui} tem contato com muita gente, então quando chegamos tínhamos uma senha fomos atendidos e solicitaram o passaporte, o contrato de trabalho e a atestação da França de anulação do seguro.Depois aguardamos para tirar foto em uma outra sala com uma outra senha valor da foto 10,35$ . 
Prazo para receber a carteira 15 dias na residência após a solicitação.
Logo em seguida nos deslocamos para outro endereço "Service Canada" para solicitar o NAS que é o número do seguro social site aqui para mais informações. Pelo o que entendi esse número é necessário para trabalhar e ter acesso aos programas do governo, ou seja é uma identidade. No nosso caso solicitaram novamente passaporte, contrato de trabalho e fizeram algumas perguntas como nome completo dos pais, e se temos algum irmão gêmeo.

Dica
Da uma pesquisa sobre a questão da declaração do seu seguro antes de chegar no Canadá. Como viemos da França isso foi super necessário. 
Tenha em mãos endereço com o código postal. Aqui comigo postal é muito importante. Eu não entendo o sistema ainda, mas acredito para ter acesso ao sistema deles tem que ter o código postal. Em todo lugar que você vai ele pedem. 

Terceiro 
banco
RBC e Desjardins dois bancos que tínhamos para decidi em qual ficar. 
Comecamos pelo RBC e o atendimento foi super rápido quando digo rápido foi rápido mesmo deu para perceber que tempo aqui é dinheiro e meu marido decidiu ficar com eles. No meu caso como sou cliente CIC {França} eu tenho que visitar o Desjardins que tem acordo para poder da a palavra final.
Dizem que o RBC é muito mais direcionado ao estrangeiros. Vamos ver o que vai da volto aqui para contar.
Atualizando : decidi ficar no RBC, pois no outro banco nunca conseguimos marcar hora e mesmo a Tereza que tem hábito não conseguiu.Depois tivemos contato com a gerente, mas algo me disse para ficar no RBC.
O banco ofereceu os dois serviços para meu marido cartão crédito e débito até aí tudo bem, mas não imaginávamos que para ele entender como funciona o sistema de crédito foi complicado jà que na França os cartões são todos débitos e passamos um tempo para ele entender como funciona hahaha.

Curiosidades do segundo dia
O sinal de trânsito não fica na mesma esquina onde o carro para e sim na esquina mais a frente. Ai na foto é a Teresa no volante a esquina é nessa parede de tijolos e ao invés do semáforo ficar nesse canto não ele fica laaaa onde esta a moça de calça clara.
E no carro dela tem o sistema para estacionar o carro sem bater no de trás e acredito que quase todas as mulheres aqui tem, pois tivemos contato com outra aqui que ela também tinha no carro. 
Estacionamento nas ruas tem essa maquininha até aí tudo ok, mas esse numero N 428 te ajuda a acessar um aplicativo e por ele pagar e prolongar a hora sem ter que se preocupar . O aplicativo se chama P$ Service Mobile 
O banco por ser "popular" ele é muito arrumadinho parece banco 5 estrelas e sem contar que todo mundo no banco são bem presenteáveis 




Resolvemos tudo que tínhamos programado numa única manhã yeh!


Na saída do banco tinha umas cestas de maças gratuitas eu claro aproveitei.
Com banco Desjardins a Teresa nunca conseguiu contato então finalizamos mais cedo que o previsto e resolvemos ir a feira aberta Jean Talon super conhecida por aqui. Estamos apenas no segundo dia e toda aquela aflição que tivemos no vôo com comida passou. Eu pude observar que tem muita opção de comidas saudáveis. E quando digo muita tem muita mesmo.
Pedi um prato de salada numa padaria que tinha de tudo um pouco doces, saladas , sanduíches.

Com afeto Du Jour
Nira 


J1 MONTREAL { 14/09 quarta-feira }

Hello people 

Para quem me acompanha no instagram deve saber que eu não estou mais na França. Até comentei neste post um pouquinho mas não falei de forma direta o que seria. Enfim, a mudança se deve a uma proposta que marido recebeu e como foi pela segunda vez e acreditamos que oportunidades não batem duas vezes na mesma porta aceitamos. Ele vai ser responsável de um projeto e temos certeza que vai ser muito bom para a sua vida profissional. 
Chegamos dia 14/09 em solo canadense e vou tentar relatar todo o processo da nossa vinda aqui. 
Nosso processo:
Esperamos aproximadamente um ano para todo o processo ser finalizado dentre algumas entrevistas, treinamentos e espera de documentação.
Diferente de muita gente que vem tentar a sorte por aqui o nosso caso é diferente viemos com emprego, com empresa que ira se responsabilizar por nós como abertura de conta bancária, visita na cidade, seguro de saúde e com ajuda em  algumas informações burocráticas. Então meio caminho andado.
Bordeaux tem um voo direto para Montreal e o nosso saiu as 13h40 pela companhia Air transat totalizando 8 horas de viagem. 
A passagem foi paga pela empresa e custou 860€ duas passagens somente ida.
Em termo de companhia não conhecia. O avião achei pouco espaçoso para as pernas , mas a equipe foi sempre tão simpática que isso foi um mero detalhe.
Sobre o que foi oferecido dentro do avião sei que comida de avião não é de se esperar muito, mas a partir desse momento eu senti o drama pizza para o almoço e sanduíche para o lanche, ainda bem que tinha a opção menos calórica com legumes. Quando a comissária de bordo trouxe eu e marido fizemos essa carinha um para o outro hahaha.


via GIPHY

Tirei foto de algumas coisas que foram servidas no vôo 
A empresa do marido pagou 50 € a mais por pessoa para ter um serviço "vip". 
Nesse caso veio fone de ouvido, travesseiro, cobertor, champagne, vinho e sempre recebíamos antes que todo mundo. Eu dei quase tudo para o vizinho do lado da gente e ele se deu bem hahaha. Nos nem sabíamos que a empresa tinha feito isso e foi realmente uma surpresa.


Bom depois de 8 horas com 5 malas para recuperar e entrevista para pegar o visto definitivo dava cansaço de imaginar.
O processo foi rápido, mas longo devido a grande quantidade de pessoas esperando o mesmo que a gente no aeroporto.
Funciona dessa forma:
Ao sair do avião temos que esperar em uma sala com várias pessoas e pegar uma senha assim que fomos chamados apresentar os documentos como passaporte, a autorização de trabalho que recebemos do Canada enviado para a gente na França e contrato de trabalho do marido. Tudo ok eles dão a permissão definitiva. No nosso caso recebemos uma permissão de 3 anos sendo que pretendemos ficar um ano. Ressalvo que o contrato do marido é de tempo indeterminado e a empresa tem ciência que ficaremos apenas um ano. O visto de trabalho dele é fechado { esta autorizado a trabalha apenas para a empresa do contrato. O meu visto é aberto posso trabalhar e estudar}. 
Segundo passo recuperar as malas e que sorte a nossa chegamos e as nossas malas estavam na espera 
Terceira etapa: com as malas passar pelo processo de declarar pertences na alfândega  como enviamos boa parte por navio não tínhamos muito o que declarar, mas isso tem que ser informado para obter um formulário B4 para enviar a empresa de transporte e automaticamente na chegada da nossa mudança apresentar esse doc pra controle.  
Ficamos aproximadamente umas 2h30 dentro do aeroporto.
Chegamos em Montreal todos foram muito atenciosos. O tempo excelente.
Vi que na saída do aeroporto tem ônibus e muito taxis, mas nos tínhamos alguém que foi nos buscar que a empresa contratou e caso vocês queiram o contato dessa pessoa podem solicitar que eu passo com prazer.



A nossa chegada foi super tranquila mesmo com o cansaço devido ao fuso horário.
O primeiro contato por aqui foi maravilhoso todos sem exceção dizem " bienvenue au Canada" então posso me sentir em casa?

Com afeto Du Jour
Nira ❤

13 setembro 2016

A GRUTA DE LASCAUX

Apaixonada por história como eu sou no ano de 2012 eu fiz a primeira visita na gruta de Lascaux foi em Bordeaux com a exposição itinerária "Lascaux 3" que percorre alguns lugares pelo mundo. Foi muito interessante e o trabalho das réplicas super originais e realistas. Deu para saber um pouco de tudo que estava em torno da real história das grutas.
No ano passado eu pude fazer a visita no departamento da Dordogne onde encontra-se a real gruta. No total são 4 : Lascaux { a autêntica }, Lascaux 2 que é réplica, Lascaux 3 {itinerária} e Lascaux 4 que fica próxima das primeiras e será inaugurada no final de 2016.
Hoje mesmo depois de 76 anos as grutas sempre despertam interesse do mundo todo. 
Por melhor compreensão vou contar um pouco da história que o guia nos contou no dia da visita. 

Abre parênteses 

Tudo começou em 8 de Setembro de 1940 na pequena cidade de Montignac-sur-Vézère {Dordogne}no sudoeste da França. O jovem Marcel Ravidat num dos passeios habituais com seu cachorro "Robot" o animal some na floresta e como ele demora voltar Marcel resolve procura-lo. Ele encontra o cachorro de forma inusitada num jogo de entra e sai de um buraco com facilidade. Marcel ficou tentado em saber o que poderia esta por trás desse buraco. Depois de 4 dias {12 de Setembro} ele voltou no mesmo lugar com interesse de explorar. 


No caminho ele encontra seus amigos Jacques Marsal, Georges Agnel e Simon Coencas   { único vivo} e com ajuda deles Marcel enfim conhece o então desconhecido " La groutte de Lascaux". Eles ficaram tão maravilhados que guardaram o segredo durante uns 4 dias. Pediram depois ajuda ao senhor Laval no qual não acreditou nos jovens e pediu que fizessem um croqui do que tinham encontrado. Ele enfim sentiu segurança nos garotos e resolveu acompanha-los e eis que tem a supresa  da autenticidade do lugar. De maneira despretensiosa descobriram um dos mais importantes registros pré-historico e a partir daí o mundo começava a conhecer  e se interessar pela pacata cidade. 


As pinturas são obras autênticas e criadas por pessoas que viveram há dezessete mil anos atrás com cerca de 1500 gravuras nas paredes.
Gravuras essas como ursos, cavalos, veados e vestígios como alimentos e armas  ossos, lamparinas, joias, esculturas.
Algumas teorias em relação os desenhos feitos nas paredes como passatempo das pessoas que habitam nelas, uma crença, causa religiosa ou algo simples para comunicação. 

Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979 foi fechada em 1963 devido a deteriorização das obras originados pelo gás carbônico da respiração dos visitantes e por isso não é aberto ao público.
Para contentar o público foi criado " Lascaux II" logo ao lado numa réplica fiel da caverna.

Fecha parênteses 

 Apesar do tempo chuvoso valeu muito a pena 
 A entrada da gruta{ portão verde} fechada para visitação. Apenas pessoas autorizadas como pesquisadores por exemplo podem entrar. Imagina tanta história atrás desse portão.
Eu fiz varias videos, mas perdi praticamente todos :( 


Curiosidades


A caverna foi classificada como monumento histórico no mesmo ano da descoberta. Afinal de contas virou centro das atenções do mundo todo;
▶ Algumas das versões sobre a descoberta dos garotos relatam que eles esconderam esse achado durante 4 dias;
▶ Depois da descoberta os garotos receberam ordens do historiador Henri Breuil, de vigiar a entrada. Os garotos ficaram acampados enfrente a gruta 
▶ Logo na entrada Marcel grava seu nome como forma e registrar aquela grande descoberta;
▶ A gruta foi descoberta no inicio da segunda guerra mundial;
▶ As pinturas sao tao modernas que quando Picasso visitou a gruta ele exclamou " não inventamos nada! " 
▶ Antes do fechamento da real gruta a aproximadamente 2000 pessoas por dia visitavam o patrimônio sem nenhuma precaução; 
▶ Os jovens nunca ganharam nenhuma ajuda financeira com a descoberta.

Preço para visita 
10,50 € adulto 
6,50€ criança de 5 à 12 anos e entrada gratuita para menores de 5 anos 
Contact / Adresse : Grotte de Lascaux 2 – 24290 Montignac
Téléphone : 05 53 51 95 03
Site web : www.lascaux.culture.fr         

Com afeto Du Jour
Nira 

"Nunca sera tarde enquanto houver vontade" #coisasboasacontecem        

01 setembro 2016

BOLO DE CENOURA DA FELICIDADE

No período de férias aproveitamos sempre para visitarmos a família ou a família que vem nos visitar. Família reunida cada um leva algo de sua região, uns levam o vinho da bourgogne, outros os queijos dos alpes e por aí vai. Eu compartilho com algumas receitas do Brasil. Eles são muito curiosos pela nossa culinária e eu acho isso incrível. Sinto-me valorizada e além de tudo compartilhar um pouco da  minha cultura faz um bem danado.
A minha lista de receitas teve salpicão, sorvete de manga, feijoada, pé de moleque, bolo de cenoura, pudim, creme de limão, sorvete de abacate, algumas saladinhas, coquetéis,brigadeiros, bolo gelado com tapioca e coco {esse ficou delícia} . Receitas rápidas { exceto a feijoada}, mas como essa não pode faltar sem comentários :) isso da uma trabalho daqueles.
Abusamos e comemos muito ops. mas calma aê isso não preparei de uma vez foram receitas das férias hihihi.
Bom a primeira receita rapidinha foi o bolo de cenoura que encontrei no blog da Dani Noce e ficou MARAVILHOSO sério tentem essa receita vocês vão amar. A receita é antiga e tem até vídeo super incrementado que a Dani e o Paulo fazem como ninguém. Se a receita ja é fácil com video então fica mamão com açúcar. 
Copiei a receita do blog dela pois eu fiz exatamente igual sem tirar nem por.
Segue ctrl c ctrl v :)

8 pessoas { aqui deu para umas 12 pessoas }
PARA A MASSA:
  • 270 gramas de CENOURAS depois de limpas e lavadas (aproximadamente 3 cenouras médias)
  • 200 ml de ÓLEO DE GIRASSOL
  • 3 OVOS
  • 360 gramas de AÇÚCAR ou 2 xícaras de chá - Aqui ela pede por 400 gramas na verdade, mas eu gosto mais quando os doces são menos doces ;D por isso diminuí um pouquinho.
  • 240 gramas de FARINHA DE TRIGO ou 2 xícaras de chá
  • 8 gramas de FERMENTO EM PÓ ou 2 colheres de chá
PARA A GANACHE:
  • 170 gramas de CHOCOLATE MEIO-AMARGO (56%) picado
  • 1 colher de sopa de GLUCOSE ou MEL { eu usei o mel }
  • 100 gramas de MANTEIGA SEM SAL
DA MASSA:
  1. Unte e enfarinhe uma forma de bolo.
  2. Bata as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar no liquidificador por aproximadamente 5 minutos.
  3. Coloque em uma tigela e acrescente a farinha e o fermento peneirados. Misture.
  4. DICA: Eu já fiz essa receita adicionando a farinha e o fermento dentro do liquidificador depois que a primeira mistura já estivesse batida e deu super certo. Então não perca seu tempo passando para outra tigela ;D
  5. Leve para assar a 180˚C por aproximadamente 50 minutos ou até que o seu palito saia limpo de dentro do bolo.
DA GANACHE:
  1. Leve a manteiga e a glucose para ferver.
  2. Jogue por cima do chocolate picado.
  3. Espere 3 minutos e processe até que ela fique lisa.
  4. Jogue por cima do bolo.
A única preocupação que tive foi com o forno que estava com probleminhas. Eu arrisquei e deixei 50 min e ficou no ponto.

Poucos ingredientes pra uma receta tão delícia como pode?


O bolo fica com uma massa tão fofa,mas tão fofa  que fiquei impressionada. Sigam a risca a receita e vai da certinho :)
O bolo no prato amarelo foi do dia seguinte. A consistência ficou intacta e a massa super leve como do primeiro dia.


Merci Dani por deixar minhas visitinhas felizes com tanta doçura 
Por isso dei o apelido fofinho inho de bolo de cenoura da felicidade 

Posts de receitinhas no blog 

"gratidão é quando a alma diz obrigado" #coisasboasacontecem 

Com afeto Du Jour
Nira 





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...