23 setembro 2016

J2 MONTREAL { 15/09 quinta-feira }

Quase não dormimos devido ao fuso horário. Com diferença de 6 horas entre França e o Canadá as 3h estava pronta pra mais uma mesmo morta de cansada.
Poderíamos ficar no apartamento descansando certo? Não. Decidimos que tudo de burocracia fosse feito logo no inicio para depois aproveitarmos um pouco antes de começarmos nossas atividades.
O serviço receptivo que esta nos acompanhando aqui em Montreal nos passou uma planilha de programação quando ainda estávamos na França.

Jeudi, 15 sept : 7h30 – RAMQ (enregistrement carte soleil), NAS (numero d’assurance social (tax ID), banque RBC /Desjardins
On terminera vers 13h



07h30 o dia começou ela passou aqui no apartamento e fomos para ao Régie de l'assurance maladie québec { site deles aqui em francês com opção também em inglês} é o seguro de saúde. 

No nosso caso como morávamos na França tivemos que solicitar o cancelamento do nosso seguro na França e eles no deram uma declaração para apresentarmos em Montreal { attestation relative a la totalisation des periodes d'assurance maladie maternite} 
A Teresa {nossa guia aqui} tem contato com muita gente, então quando chegamos tínhamos uma senha fomos atendidos e solicitaram o passaporte, o contrato de trabalho e a atestação da França de anulação do seguro.Depois aguardamos para tirar foto em uma outra sala com uma outra senha valor da foto 10,35$ . 
Prazo para receber a carteira 15 dias na residência após a solicitação.
Logo em seguida nos deslocamos para outro endereço "Service Canada" para solicitar o NAS que é o número do seguro social site aqui para mais informações. Pelo o que entendi esse número é necessário para trabalhar e ter acesso aos programas do governo, ou seja é uma identidade. No nosso caso solicitaram novamente passaporte, contrato de trabalho e fizeram algumas perguntas como nome completo dos pais, e se temos algum irmão gêmeo.

Dica
Da uma pesquisa sobre a questão da declaração do seu seguro antes de chegar no Canadá. Como viemos da França isso foi super necessário. 
Tenha em mãos endereço com o código postal. Aqui comigo postal é muito importante. Eu não entendo o sistema ainda, mas acredito para ter acesso ao sistema deles tem que ter o código postal. Em todo lugar que você vai ele pedem. 

Terceiro 
banco
RBC e Desjardins dois bancos que tínhamos para decidi em qual ficar. 
Comecamos pelo RBC e o atendimento foi super rápido quando digo rápido foi rápido mesmo deu para perceber que tempo aqui é dinheiro e meu marido decidiu ficar com eles. No meu caso como sou cliente CIC {França} eu tenho que visitar o Desjardins que tem acordo para poder da a palavra final.
Dizem que o RBC é muito mais direcionado ao estrangeiros. Vamos ver o que vai da volto aqui para contar.
Atualizando : decidi ficar no RBC, pois no outro banco nunca conseguimos marcar hora e mesmo a Tereza que tem hábito não conseguiu.Depois tivemos contato com a gerente, mas algo me disse para ficar no RBC.
O banco ofereceu os dois serviços para meu marido cartão crédito e débito até aí tudo bem, mas não imaginávamos que para ele entender como funciona o sistema de crédito foi complicado jà que na França os cartões são todos débitos e passamos um tempo para ele entender como funciona hahaha.

Curiosidades do segundo dia
O sinal de trânsito não fica na mesma esquina onde o carro para e sim na esquina mais a frente. Ai na foto é a Teresa no volante a esquina é nessa parede de tijolos e ao invés do semáforo ficar nesse canto não ele fica laaaa onde esta a moça de calça clara.
E no carro dela tem o sistema para estacionar o carro sem bater no de trás e acredito que quase todas as mulheres aqui tem, pois tivemos contato com outra aqui que ela também tinha no carro. 
Estacionamento nas ruas tem essa maquininha até aí tudo ok, mas esse numero N 428 te ajuda a acessar um aplicativo e por ele pagar e prolongar a hora sem ter que se preocupar . O aplicativo se chama P$ Service Mobile 
O banco por ser "popular" ele é muito arrumadinho parece banco 5 estrelas e sem contar que todo mundo no banco são bem presenteáveis 




Resolvemos tudo que tínhamos programado numa única manhã yeh!


Na saída do banco tinha umas cestas de maças gratuitas eu claro aproveitei.
Com banco Desjardins a Teresa nunca conseguiu contato então finalizamos mais cedo que o previsto e resolvemos ir a feira aberta Jean Talon super conhecida por aqui. Estamos apenas no segundo dia e toda aquela aflição que tivemos no vôo com comida passou. Eu pude observar que tem muita opção de comidas saudáveis. E quando digo muita tem muita mesmo.
Pedi um prato de salada numa padaria que tinha de tudo um pouco doces, saladas , sanduíches.

Com afeto Du Jour
Nira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...