30 agosto 2016

ECODECOR : RECICLANDO CAIXA { A ARTE DO IMPROVISO } 3


Aquela ideia que mudar de casa tem que ter tudo novo vem perdendo espaço. Casa sem a cara do do dono não tem alma e as energias não circulam. Tem coisa mais maravilhosa que ir na casa de alguém e senti o cuidado da pessoa com o seu lar? A dica que deixo que  vale muito a pena hoje em dia é observarmos o que temos a nossa volta e tentar reaproveitar de uma maneira consciente na personalização do seu ambiente e deixar com a sua carinha tem coisa melhor? 
Eu venho trabalhando isso desde criança junto com meus pais e na minha casa nunca tivemos desperdicios de nada sério. Acho que toda a minha consciência vem da educação que sempre tive dentro de casa e com a minha mudança para a França onde ele trabalham e incentivam muito o respeito pelo ambiente e o convivio com a minha sogra{que é ambientalista consciente nata}isso vem aumentando a cada dia. 
A arte do improviso é super simples e qualquer pessoa pode fazer, eu uso sempre referências em blogs, revistas, internet ou experiências da minha vida pessoal etc. É prazeroso colocar ideais  que agregam em algo e usa-las é uma  terapia.
Enfim, numa dessas minhas idas ao Brasil eu trouxe alguns doces da minha região. Além do doce de buriti ser uma delícia a empresa no qual comprei tem uma proposta bem legal que são as embalagens de aproveitamento da matéria prima. Tudo é proveniente da arvore/fruto tanto o doce quanto a caixa. 
Como eu queria guardar lembranças de casa eu resolvi reaproveitar como decoração e assim expor um pouco sobre agregar valor em algo simples : deixei a casa com um objeto pessoal, aconchegante e cheio de emoção.
Para quem não conhece a fruta e esta na Europa procure alguma revendedora da natura que  vi que a empresa trabalha com alguns produtos contendo buriti.


Reutilizei a caixa e fiz um aparador para velas nem precisei usar tinta para da uma cor. Acho o material rústico bem original.

O ato de reaproveitamento é tao gratificante que ver algo que teria destino certo de ir para o lixo sempre da vontade de fazer muito mais.
Ideia prática, funcional, minimalista e sustentável.

Alguns posts ecodecor do blog
Rolhas de vinho
Reciclando caixote

" Espalhe coisas boas por aí " 

Com afeto Du Jour

Nira 

29 agosto 2016

AS QUATRO ESTAÇÕES

Estamos ainda no verão, mas logo logo estaremos nos despedindo literalmente dessa estação tão esperada o ano todo.
Talvez um pouco repetitivo quando nós brasileiros que moramos em outros países enfatizamos{quase que sempre} sobre as temperaturas. É cansativo ficar uns exatos 8 meses com o mesmo tempo{ diga- se de passagem sem o sol } e quando chega verão por um curto período a gente aproveita e reclama algumas vezes hihihi { calor aqui é calor. Quem tem ou teve essa experiência vai entender desse sentimento bipolar e torno do clima}. 
O incrivel é que realmente tudo muda quando o sol aparece as pessoas ficam muito mais simpáticas e motivadas. Sem contar nos eventos que acontecem a todo momento. Até as conversas com franceses desconhecidos parecem que fluem sobre a bendita temperatura do dia e isso até ajuda a conhecer novas pessoas.
A França por ser um país com clima temperado tem as quatro estações bem definidas e em Bordeaux o clima é muito bom, temos todas as estações, porém um dos problemas para quem esta programando uma viagem é ser pego de surpresa por esse tempo maluco de uns anos pra ca .O inverno desse ano quase não foi frio e no período da primavera parecia inverno. O verão foi chuvoso depois de uns 10 dias que começou a esquentar de verdade. Mesmo nos habituados e moradores tivemos que ficar preparado. Viajamos no começo do verão até com algumas roupas mais apropriadas para a primavera como casaquinho, blusa manga longa. Tudo isso possivelmente ao aquecimento global.
As quatro estações 


PRIMAVERA
20/03 à 20/06

Tempo agradável, fresco e com um solzinho. É o momento de deixar um pouco de lado as roupas pesadas e arriscar até a tomar um sorvete. Temperaturas entre 8 e 10 graus.
VERAO
21/06 à 20/09 

Aberta a temporada para piqueniques, casamentos, andar de bicicleta, disputar uma mesa na área externa dos restaurante, sorvetes e dias muito mais longos. Geralmente a noite cai as 21h30. Ah! com temperaturas que chegam até 38 graus 

OUTONO
21/09 à 20/12
A minha estação favorita, é tudo muito lindo. Um momento bem propicio para frequentar casa de chá , café e porque não desgustar um bom chocolate quente para manter a temperatura? Espere um tempo frio, cinza e as vezes chuvoso e dias mais curtos. Mas nada desesperador. 
INVERNO
21/12 à 19/03

O inverno é ameno. Esse neve toda foi em 2010 e de la pra ca nunca mais nevou.

Mas como inverno é sempre inverno não espere dias quentes e aproveite para tomar sopas quentinhas de todos os sabores e ficar debaixo das cobertas.

Essas fotos foram entre 2010 e 2011 assim que cheguei.
Com afeto Du Jour

Nira 



24 agosto 2016

NOTAS SOBRE ELA 1

Notas sobre ela

" Ela quer uma sandália havaiana com um jeans rasgado e já deu.
Pra que essa frescura de salto 15"
Edmilson Filho

Com afeto Du Jour

Nira 


# refexaododia #dujour #tentandoevoluir 

OS APELIDOS ROMÂNTICOS


Muita gente gosta de usar apelidos carinhosos em distintas relações sejam elas entre pais, filhos, namorados, amigos etc. 
Aqui na França é muito usado nomes fofinhos entre os casais e estima-se que 7 entre 10 franceses tem esse lado meigo na relação. Os nome diga-se de passagem se traduzidos ao pé da letra da um ar de estranhamento logo no primeiro momento, mas como o passar do tempo fica parte do vocabulário.
Existem os apelidinhos comuns mon amour, ma chérie, mon coeur talvez por isso que vem todos aqueles clichês do romantismo que vemos nos filmes franceses e sempre titular a França como um país que respira romantismo  {sou totalmente de acordo }
Mas, como eu disse logo acima para "contrariar" um pouco hihihi tem os menos habituais para nos brasileiros que talvez alguns levem como ofensa.
Para você aí do outro lado que busca algum para sua namorado(o) vou da algumas ideias meigas à la française  




Ma puce 



Petite grenouille



E que tal ma poule ?


Crevette

Bibiche


Caille
Poussin

Canard 


Lapin 


O apelido do marido ah esse num conto não hihihi  

Qual o seu preferido?

Com afeto Du Jour 

Nira 

23 agosto 2016

DA SÉRIE : VITROLA MUSICAL {TÉLÉPHONE }

No começo do blog eu indicava algumas músicas ou grupos e vi que a aceitação era positiva, e como a música francesa é ainda desconhecida no mercado brasileiro eu voltei para registrar o que tem de "novo" na minha vitrola musical.
Sei que a música é algo muito particular, mas amo compartilhar então resolvi voltar e saber também o que as leitoras do blog gostam de ouvir. 
Se você é bem eclética e por mais que a música francesa ainda não seja bem divulgada no Brasil ao menos uma eu tenho certeza que alguém se identifica.
Com estilos bem diferenciados desde os romantiquinhos ao rock. E uma coisa que vejo muito aqui é a paixão por músicas antigas. Os franceses tem uma musicalidade nostálgica dos anos 80 {pelo ano não é tão antigo assim vai,mas em saber que  esse mundo musical esta sempre em ebulição cês concordam?} com uma mistura do moderno. Dependendo do lugar é a balada toda com playlist antigo ou se vai pra uma festa na casa de amigos pode ter certeza que vai rolar hihihi.
Gosto musical das antigas até para músicas brasileiras tipo : "bate forte tambor eu quero é tic tic tic tia tac","chorando se foi quem um dia só me fez chorar" ou "Parapapapapa pa papa pa pa Parapapapapa pa papa pa pa Parapapapapa pa papa pa"que ainda é sucesso por aqui e sim a galera dança e arrisca até a cantar.
A vitrola de hoje não foge do antiguinho e eu sou apaixonada de verdade e ta na minha #playlist dentre outras como #bandafavorita que se chama Téléphone. Eu conheci através do amigo do marido e foi amor a primeira vista,até no dia do meu casamento eu coloquei. É um estilo rock holl bem saudável e uma banda bem querida pelos franceses.
A banda surgiu em 1976 e em 1986 por razões pessoais chegou ao fim ainda no auge do sucesso.
Com todo o legado deixado até hoje a banda é ouvida e sinônimo de sucesso. Eles retornaram com uma turnê desde 2015 com um outro nome " Les Insus" porém sem a baterista Corine Marienneau.
Um dos vocalistas Jean-Louis Aubert tem uma das vozes mais lindas que ouvi na música francesa.
As músicas mais conhecidas e tocadas 
"Hygiaphone", "Métro c'est trop", "La bombe humaine", "Argent trop cher", "Ça (C'est vraiment toi)", "Cendrillon", "New York avec toi" e "Un autre Monde".
Eu recomendo ouvir a música  em especial  "Un autre Monde" é  a minha preferida.
Quer saber +
Site do grupo aqui




Com afeto Du Jour 

Nira 

*Bordeaux, 29° ensolarados  :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...