20 abril 2012

Lar doce lar francês

Muita gente me pergunta sobre a moradia na França se tem muitas casas,muitos apartamentos,se é tudo moderno em casa etc e tal,entao vamos la uma coisa que estranhei muito e que a grande maioria mora de aluguel,muito difícil vc encontrar alguém que tenha casa própria,os franceses abrem mao disso,pois preferem viajar ter algo que acrescente culturalmente a eles. 
Abre parênteses muitos pagam super caro por residencia de 30m2 que tem 1 quarto,cozinha e sala,aluguel que custa em média de 600 euros fecha parênteses.
Vejam a planta de um cubiculo nesse valor informado .
A minha (ex)host paga 1800 euros em um apartamento no centro de Bordeaux,nossa quando ela me falou levei um susto,pq se ainda fosse algo já sendo seu é outo assunto,enfim cada qual sabe onde o calo que aperta ou meu aperta até demais.
As casas tem muros (diferentes dos Estados Unidos),a maioria dos prédios tem elevadores,sendo obrigatórios a partir de 3 andares.
Alguns moradores no prédio que moro tem seu cãozinho e eu nem ouço os latidos,acredito que nao seja proibido.
Os compartimentos da casa/apartamento basicamente sao:
sala(salon),sala para comer(salle à manger) que às vezes fica no mesmo compartimento,cozinha,e o banheiro que é super diferente um que é o toilette onde vc faz suas necessidades fisiológicas e o outro é o banheiro(salle de bains) para tomar banho geralmente com uma banheira ou uma ducha.
Eu gosto dessa separação de ambientes além de ser higiênico e muito cômodo para nao ter que ficar esperando naquelas horas de desespero total.Hoje alguns apartamentos/casas ja estao com banheiros igual o nosso no Brasil onde eles titulam como banheiro italiano.
Outra coisa que funciona muito aqui sao os studios,a maioria de estudantes moram neles simplesmente um quadrado onde tem a bancada para fazer a comida e dormir de 15 à 19 m2  com preços exorbitantes de no mínimo 400 euros.
*Meio tosco eu postar essa foto,mas depois sempre alguém pede,entao assim que é o toilette(separado) e vejam que nao  tem cesto e o papel vc joga no proprio vaso 

O gas é por tubulação por medidas de segurança,nao sao aqueles que famosos butijoes que vemos no  Brasil.
Quase toda família tem lava-louça em casa super pratico,eu agradeço hihihi.
Dificilmente um frances varre casa(ja vi),mas graças existe o aspirador adoroo.
As roupas secam diretamente na secadora ou se estende dentro da casa num compartimento onde geralmente fica a tabua de passar roupa,a lavanderia etc,ou seja area de serviço nao tem,algo meio que improvisado.
A secadora ficam na cozinha ou no banheiro.
No banheiro geralmente nao tem ralo,tem so onde fica a ducha ou a banheira,pqp.
Gentem pasme nao temos tanque,tudo é feito na maquina de lavar e calçados geralmente sao lavados na pia do banheiro ou na propria pia da cozinha(eu ja presenciei).
Nao temos dispensa,a compra é feita toda semana.
O lixo residencial é separado papel é papel,vidro é vidro totalmente ecologico.
Estacionamentos residências é um super problema na França,mesmo morando em apartamentos a vaga para estacionar muitas das vezes nao existem ,ou seja estaciona nas ruas.
Toda residencia tem aquecedor para os dias frios.
Beber água direto da torneira,ja imaginaram isso no Brasil,seria tudo de bom.
Ter uma pessoa que faça faxina em casa é luxo por aqui.
O café é feito na cafeteira.
Os paes para tomar café pela manha sao comprados de um dia para o outro,poucos sao os que se atrevem a ir cedo comprar pão como fazemos no Brasil.
Nunca vi faltar energia.
As faxinas nao se joga agua no chão e começa a esfregar é uma faxina a seco,passo o aspirador depois vem com um pano seco com o produto.
Se quiser economizar energia veja os horarios mais econômicos de consumo da sua região na conta de energia que se chama "heures creuses" e programe a maquina de lavar roupa e louça para fazer o serviço nos horarios.
Eu nao acho que seja moderna a vida por aqui acho que é questão de ter praticidade e com isso ganhar tempo.
Curiosidades:
Existem projetos sociais do governo construir imóveis para a classe menos favorecida,mas algumas regiões preferem pagar uma multa,pois nao é interessante "terem pobres" .
É proibido a construção de apartamentos com menos de 9m
No caso do nao pagamento do aluguel o morador é expulso exceto no período de 1° de novembro à 15 março devido o inverno.
Muito franceses sao beneficiados com a Caf (Caisses d'Allocations Familiales) é uma ajuda financeira para as pessoas com dificuldade de pagarem aluguel

Ps:o post ficou meio confuso,pois digitei super rapido,tenho que dormir agora sao exatamente 23h57 vou deixar de ser cinderela.      
xoxo 9_9   

7 comentários:

  1. Oie Nira
    Bem legal o post!
    Nossa muito diferente o modo q os franceses pensam sobre aluguel =S
    E no banheiro nao ter cesto, aki na Irlanda todas as casa q eu morei tem pois qndo a gente ta na semana vermelha num da pra jogar no vaso, como vcs fazem ai?
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandy,jogamos no proprio vaso os papeis eu ja estou tao habituada a isso q qndo fui p Brasil quase deixo tudo entupido na minha cs,pois esquecia e jogava o papel a minha mae so faltava me matar hahaha

      Excluir
  2. nossa nunca tinha parado pra pensar que nunca faltou energia :O
    mais viu sobre muros, depende, onde eu moro a maioria das casas nao tem muro.
    sobre lavar tenis na pia, quel hoerreur mais é a mais pura verdade. e aqui tem uma dispensa sim, com muitaaaa comida rs; só os produtos de geladeira que são comprados mais frequentemente; Beijo

    ResponderExcluir
  3. Debs,realmente em relaçao aos muros eu generalizei tem alguns lugares como em regiões de campagne q nao tem valeu pelo recado,aqui nao tem despensa como la do Brasil q vc compra logo p mes todo ou a cada 15 dias,por um lado eu até gosto do método daqui pq eu controlo o peso,bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito útil o seu post!!!
    Mas em relação a ser expulso, esse é um sistema muito complexo, o processo dura anos e anos antes de conseguir expulsar alguém que não paga aluguel ou condomínio. E se for uma família com filhos, então é praticamente impossível, e o proprietário fica sem ver a cor do dinheiro e gastando uma fortuina com advogados e justiça.
    Sobre os studios, existem alguns bem maiores, de até 40m2... A definição de estudio é que existe apenas uma peça principal (de vie). Tem banheiro separado (ou então é apenas "um quarto, não um estudio), e nos maiorzinhos geralmente tem uma cozinha. Antes de comprarmos nosso apartamento moravamos em um estudio de uns 35m2, era apenas uma peça principal, mais a cozinha e o banheiro. Ainda tenho dois casais de amigos que moram em studios de uns 40m2.
    Sobre ser proprietário, sempre leio que o sonho da casa própria faz parte dos sonhos dos franceses. Boa parte dos nossos amigos compraram ultimamente (na região parisiense), mas são financiamentos de 30 anos, as vezes mesmo 35!!! Em Paris mesmo, quem está no nosso patamar financeiro precisa se contentar com 30m2 ou então sair dos "muros" de Paris para buscar algo maior. Quando mais afastado, geralmente mais em conta!
    Mas temos amigos que não querem sair de Paris, então como é impossível comprar algo com o salario deles, acabam se contentando com o aluguel.
    Mas no interior, já muita gente é proprietário. Na família do meu marido, eles são 8 filhos, todos são proprietários de casas com mais de 150m2 e grande jardim, mesmo com salários e empregos modestos. Como tudo custa mais barato lá, os financiamentos são bem mais curtos (10 ou 15 anos, por exemplo).
    Sobre os banheiros, sempre estranhei essa separação! Acho estranho fazer as necessidades e não ter geralmente onde lavar as mãos! Aqui em casa colocamos uma mini-pia no banheirinho, mas quando vamos na casa de alguém (que mora em casa de 2 andares, por exemplo), geralmente o banheiro fica embaixo, e aí como lavar as mãos??? Ou então, dormindo no segundo piso, precisamos ir ao banheiro no meio da noite, temos que descer... Não acho lá muito prático!!! Mas já estou quase acostumada!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom saber como se passar tb em outras regiões! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...