16 março 2012

LE FOIE GRAS



Ontem eu tive aula de cultura e um dos assuntos era sobre as comidas francesas e dentre essas falamos sobre uma entrada que se chama foie gras{fuá pra} eu tinha um pouco de conhecimento sobre o assunto, mas depois de saber a fundo como é o processo para se chegar num dos  produtos mais refinados e típicos do sudoeste da França é uma tortura vou explicar: foie que dizer fígado e gras gordo resumindo é o fígado doente do pato ou ganso. Engordado de maneira forçada várias vezes por dia, os criadores colocam um tubo de metal de + ou - 30cm e enfiam na garganta até o estômago uma quantidade de milho exagerada por dia fazendo com o que o animal desenvolva uma doença chamada esteatose hepática.

Em alguns países como Alemanha, Irlanda, Noruega essa prática é proibida. A França lidera 80% da produção no mundo.
Opções 
Foie gras: possui um aspecto marmoreado,muito procurado pela estética para servir fatiado
Foie gras entier: um ou vários lobulos inteiros de foie com tempero padrão sal, açúcar, especiarias, ervas aromáticas, aguardente, vinho licoroso e vinho.
Bloco de foie gras: em forma de blocos 

Sugestão para saborear
acompanhar com pão fresco ligeiramente tostado, compotas de frutos secos ou cerejas negras, figos frescos, groselhas.
Champanhe, vinho branco doce ou licoroso.
Existem patês no mercado que se aproximam ao sabor do foie gras e contudo que nao tem tanta crueldade na fabricação fica a dica para os contra a essa prática dolorosa.

4 comentários:

  1. Eu já ouvi falar, mas acho que eu nunca provei o foie gras. Realmente se você pensar em como é feito, não dá vontade de provar. Mas eu não penso de como é o abate de um gado quando como um pedaço de carne. Para refletir... Bjs e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tadinho do ganso, nao? Mas desde 2007 já há um bio foie gras, onde o ganso nao é alimentado a força.
      http://www.autourdubio.fr/billet-701.html
      Beijocas, e bom final de semana!
      Angie

      Excluir
  2. ai ja ouvi isso no meu curso, mais também vi uma reportagem que muitos desse são vendidos com um preparo muito precario o que pode nos gerar doenças.
    Eu não como isso nem morta, sempre tem aqui , eu como ovo mais nao como isso na boa, mor nojo :~

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar sobre essa iguaria,mas é torturante pro bichinho,né?! eu nunca comi e nem pretendo comer. Já me basta comer frango, peru, boi...mas cada vez como menos carne bovina, porque moro numa zona rural e vejo aqueles bichinhos e penso que não deveria comê-lo. Também são só esses bichinhos que como e chega!!! Fico pensando como foi que alguém descobriu que fazendo essa maldade daria nesse tal de "fuá gra", AFF!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...