20 janeiro 2012

HUMOR FRANCÊS


Eu sempre fui apaixonada pela França e nunca li nada que me mostrasse o contrário para não vim, até que....quando comecei faculdade uma professora que não lembro qual era a aula, so sei que era relacionado ao meu curso de Turismo disse que os franceses eram muito mal-humorados em especial os parisienses, depois que eu estava em processo fiz a entrevista com o diretor da Aliança Francesa o mesmo me disse que seria complicado pq como eu não falava o idioma, o francês é fechado, mal-humorado etc e tal e que isso seria um grande problema na minha adaptação ou seja me falou primeiro os trocentos defeitos e depois me disse algo muito vago sobre as coisas boas que estariam me esperando. Naquele momento eu percebi um pouco do " negativismo francês" dele que talvez aflorou nesse dia e não mal-humor que são coisas completamente diferentes. Enfim isso não afetou em nada na minha decisão afinal de contas acredito que isso seja um defeito pessoal e não um mal generalizado, assim como nos brasileiros e entre outras culturas temos coisas que os desagradem, de fato conheci alguns lógico, mas nada que tirasse o meu sossego, agora entre serem mal humorados eu o títulos como de veneta(não sei se ja ouviram essa expressão antes) são pessoas de lua, os famosos 8 ou 80,mas na verdade eu considerei esse titulo pela host ela é muito assim e o guri tbm,humor ao extremo,uma vez o guri me perguntou pq eu vivia sorrindo pelo amor de Deus né, então essa atitude ligada a várias outras fizeram com o que a minha adaptação demorasse um pouco como o diretor me falou na entrevista.
No decorrer das minhas aulas em francês eu tinha uma professora tipicamente francesa que ela se tornava mais uma terapeuta para mim do que professora, eu gostava da forma realista como ela tratava essa vida na França até pelo fato dela viver rodeada de estrangeiros ela acabava passado isso de forma natural de ver a "dura realidade" de um estrangeiro tentando aprender falar francês entre estrangeiros e numa das suas aulas ela disse que francês é muito negativo sempre pensa no pior para depois pensar no melhor e não é que me lembrei la do diretor da aliança francesa na minha cidade, as suas profecias estavam quase que dando certo(mas eu puxei o freio de mão e disse que eu mudaria essa história).
E com tudo isso eu não vejo que seja o mal-humor e sim várias coisas por trás que acabam se titulando como grossos, um exemplo disso foi em Paris eu não gostei do atendimento de alguns bares{ fujam dos turísticos} até pq frances não preza tanto pelo bom atendimento como somos no Brasil alucinados por isso e que o cliente sempre tem razão, talvez por eles "franceses" não pensarem assim acabam passando uma ma impressão.
No começo eu me sentir muito retraída em relação a eles, hoje o que vejo que somos culturalmente falando totalmente diferentes e que um vai completando o outro nessas diferenças como um verdadeiro casamento cheio de altos e baixos.



Para descontrair um pouco deixo esse video no youtube achei esse video bem engraçado com versão em francês.


Beijos meninas e divirtam-se nessa sexta-feira :)

3 comentários:

  1. Frances é péssimista SIM, e eu sou do tipo que tenta pensar positivo, ai que qd tenho meus maus momentos meu namorado joga na minha cara ''nao eh vc que diz que temos que pensar positivo?'' hahahaha

    Sobre o atendimento concordo outro dia no banco pedi para a moça que trabalha no banco me ajudar a preencher cheques pq eram varios, sabe o que ela me disse? ''da proxima vez traga ja preenchidos , nao é da meu nivel fazer isso'' (algo do tipo) e eu disse ''ah bon? pensei que vc trabalhava num banco'' . Eu cansei de ALGUNS atendendentes tratarem com inferioridade principalmente os estrangeiros, do mais, eu ainda consigo ver muita qualidade nos franceses :)

    ResponderExcluir
  2. Conviver com franceses é um grande desafio...

    ResponderExcluir
  3. Vida antes de conheçer a frança eu duvidava desse comportamento dos franceses, aí tive a oportunidade de ir a frança quando eu trabalhava e vi que alguns são mal humorados sim ou negativos como vc mesma disse, creio que o homem da aliança francesa e a sua professora foram corretos em não te amostrar uma França cor de rosa mas sim um pouco pior,pra que vc ja fosse se preparando.A minha adaptação com o jeito diplomatico dos suecos tbm não é facil. Bjkssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...