30 maio 2017

DA SÉRIE : VITROLA MUSICAL {ARIANE MOFFATT }


Muita gente que não tem a oportunidade de sair do país para aprender um idioma ou aprimorar eu aconselho uma das táticas que funciona comigo é aprender com a música. Principalmente eu que tenho muita dificuldade em concentração, sentar na frente de uma tv que não suporto mesmo não funciona. 
Para tentar contextualizar um pouco moro na região francesa do país do Canadá, mas numa cidade bilingue onde dois idiomas o francês e o inglês estão lado a lado. Aqui é uma mistura de idiomas que basta mudar de bairro que temos influências anglofônicas ou vice- versa. Isso é bom e ao mesmo tempo não porque nos passa a impressão que o país "perdeu" a sua identidade. Mesmo que ser quebequois que são as pessoas chamadas da região e não propriamente canadense mesmo fazendo parte do Canada  é levado bem a sério, pois normalmente não os chamamos de canadenses e sim quebecois. Acho que eles meio que herdaram toda essa "fierté" francesa de ser. E na parte anglofone do Canadá aí sim nós os chamamos de canadenses. É meio complicado explicar, mais c'est comme ça . O que quero dizer que não existe uma "restrição" aqui em Montreal sobre levar uma vida mergulhada na francofonia como existe ainda muito na França, sei que na França podemos sim encontrar alguém que fale outros idiomas, mas aqui é muito normal o quebecois que tem como língua materna o francês eles não se limitam a falar apenas o francês por ter as duas línguas tanto o inglês como o francês lado a lado.E é muito surreal como eles mudam de um idioma pra outro sem dificuldades nenhuma.
Ressalvo que aqui em Montreal as duas línguas andam lado a lado. Nas outras cidades eu não posso opinar com propriedade. 
E sobre questão de identidade eu esses dias parei para pensar sobre as músicas da província do Quebec que eu ainda não tenho nenhuma influência musical mesmo AMANDO músicas francofonas. 
No geral quando vamos em jogos, restaurantes etc..onde eu percebi que tem uma playlist muito moderna de músicas eletrônicas e pop tipo dos filmes americanos sabe. Em lojas de departamentos além desse repertório escutei algumas vezes músicas francofonas da França. 
E como eu sempre gosto de procurar algo local eu encontrei uma cantora por indicação de uma brasileira que mora aqui em Montreal e gostei muito da indicação. Foi uma bela descoberta, a cantora tem um estilo pop com uma voz bem doce e forte ao mesmo tempo. Eu não sei se me acostumei com o sotaque daqui, mas eu não consegui ouvi quando ela canta o sotaque quebecois que é muito forte e presente se compararmos com o francês da França. 
A cantora se chama Ariane Moffatt nascida em Saint-Romualdo Québec. Tem em torno de 5 álbuns e tem 3 musiquinhas que mais escuto são : Montréal, Briser un coeur e Poussière d'ange. Como sempre tenho uma música que me lembra alguma fase da minha vida essas vão ficar gravadas na memória. 




Ah se quiserem saber algo a mais do meu dia a dia me sigam no instagram sempre posto algo @niralima7




Com afeto Du Jour 
Nira  💛

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...