21 dezembro 2016

SIROP D'ÉRABLE, XAROPE DE BORDO, MAPLE SYRUP


Quando eu disse que viria para o Canada passar uma temporada muita gente na França falava sobre o sirop d'érable{além da neve e do frio} e que eu me lembre eu nunca provei, mas marido disse que sim em uma pousada que fomos uma vez em uma cidade da França provavelmente eu não gostei porque não ficou na minha mente vai saber né 😂 
Cheguei aqui e nos dois apartamentos que ficamos hospedados tinha na geladeira e me pareceu meio parte da deco hahaha e eu acabei nem provando.
Enfim assim que fomos devidamente instalados no nosso cantinho decidimos comprar e isso não foi problema algum pois tem sirop em todos os cantos por aqui e de todas as formas e tamanhos imagináveis. Alguns característicos daqui como essas latinhas com as corem em azul e vermelho ou alguns prontos para da de presente ou guardar como lembranças de viagem. O difícil é decidir qual levar.
O xarope é meio uma religião para os canadenses então fica muito fácil achar em qualquer lugar. Em português é xarope de Bordo, inglês Maple Syrup e em francês Sirop d'Érable.
A maior produção é na província de Québec e o nosso compramos na feira Jean Talon pertinho de casa e tivemos a sorte que tinha uma demonstradora do produto justo no dia e assim pudemos degustar vários antes de comprar e certeza que a escolha ficou muito mais fácil. Mas se você tiver afim de comprar tenta provar antes e decidir devido aos vários níveis de sabores como mais leves, mais doces etc.. que torna-se difícil escolher para quem não conhece. Caso contrário fica a dica escolher pelo tradicional e não tem erro.
Compramos uma lata pequena no valor em torno de 7$  e até hoje tem um monte aqui em casa para receber visitas.
Quanto o sabor eu senti o sabor de um mel queimado e bem doce ja o marido sentiu um gosto de caramelo hahaha.
O uso do xarope não tem muitas regras ja que é usado com um adoçante, mais o que tem de tradicional é usar em panquecas, waffles, sucos ou até mesmo em feijão 😯 { não sei se é bom, mas assim que ver em algum lugar quero testar e volto pra contar}.
Sobre a recolta do xarope é feita de uma árvore que armazena um amido nos troncos durante o inverno acontece o processo natural dentro do tronco e a colheita acontece geralmente na primavera que o produto esta prontinho para consumo. Com é um produto natural depende muito da ajuda da natureza, então a colheita é baseada geralmente nas estações.
Uma das formas de consumação muito usada aqui principalmente em festivais etc é jogar o xarope quente na neve para da uma consistência com o efeito do quente e gelado juntos e depois enrolar num palito e degustar como um pirulito. Eu provei na feira de natal e foi delicioso eu gostei muito mais dessa forma que o xarope líquido pagamos 5$.

Logo abaixo um vídeo sobre a produção do xarope para esclarecer um pouco sobre o post 




Por isso que viajar enriquece o ser humano. A gente vivencia e aprende tanto.

"Nunca será tarde enquanto houver vontade"
Coisas boas acontecem 

Com afeto Du Jour
Nira 
A très vite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...