03 setembro 2013

Sabores e cheiros : Canelés

Sabores e cheiros é isso que vem a minha cabeça quando lembro das minhas viagens e tenho certeza(quase)que alguém aí do outro lado da tela compartilha das mesmas ideias que eu e tem coisa melhor? Lembro-me até do filme "comer,rezar e amar" que retrata bem isso.A sensação de descobrimento,busca intensa,identidade local que marca e trazem lembranças.
E Bordeaux é assim cheia de encantos,sabores,cheiros e,e,e......por mim passaria horas e horas descrevendo meus relatos e pensando nisso resolvi contar um pouquinho do sabor que quem vem a Bordeaux tem que degustar esta especialidade da região,o canelé. Uma delícia que tenho até dificuldades em descrever pela mistura de aromas,no meu humilde paladar eu sinto o caramelo,aroma de baunilha e um suave sabor de licor uma amiga minha sente o gosto da canela com o rum,mas no final a recompensa é poder saborear um produto com receita pronta,porém com sabor indescritível que não se encontra nos livros(ainda bem) e sim no senti literal da palavra(não sei se deu para entender :))
Os ingredientes que compõe essa delícia: farinha de trigo,baunilha,leite,gemas de ovos,açúcar,manteiga e o rum e que no final deixam um caramelo com um sabor divino e com gostinho de quero mais.Receita simples que surgiu nos conventos com os religiosos e que ainda é fiel a sua origem com sua fabricação artesanal.
É recomendado degustar frio e acompanhado com o creme inglês,salada de frutas ou calda de frutas vermelhas.
O formato e a origem do nome deve-se a forminhas de cobre igual a essas abaixo
Foto site
http://www.lacuisinedebernard.com
Onde encontrar:
http://www.la-toque-cuivree.fr/
http://www.baillardran.com/index.html
Ps: especialidade local,porém encontrada em vários lugares da França.

Preço:
Varia de 0,40 € a 0,70€ a unidade(depende do tamanho)


Aprecie sem moderação o sabor dessa cidade linda que é Bordeaux 

2 comentários:

  1. Olá, gatona. Td bem? Passando desejar um ótimo final de semana!

    Beijokas!!!

    http://www.lucyemascarenhas.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...