02 fevereiro 2012

LA BAGUETTE FRANÇAISE OH-LA-LA

Se tem uma coisa que adoro comer é pão, porém vez ou outra tenho o hábito de 
comer acompanhando as refeições, que aprendi por aqui. No Brasil em algumas 
regiões tem esse costume, até mesmo pela influência europeia.
Na França as baguettes são  intimamente ligadas à esse país apesar de serem feitas em todo o mundo e ninguém tem dúvidas que o francês é louco por pão, o engraçado que no Brasil se vende o famoso "pão francês", mas eu nunca vi esse pão por aqui eu até mostrei para o chéri quando fomos ao Brasil e ele tbm não reconheceu, o que mais se aproxima é o pistolle.
As padarias na França se chamam "boulangerie" que eu amo ir pq é cada detalhe nos pães que eu como com os olhos, algumas padarias são ponto turístico o caso da boulangerie Poilâne,em Paris clique aqui 
Pelo o que observei as baguettes francesas são diferentes das nossas, tem pouco miolo, seca e apesar de não entender muito de culinária da a impressão  que não são totalmente de farinha branca e o pão feito no Brasil pode ser reaproveitado com o passar de alguns dias já as baguettes francesas ficam duras demais.
A origem eu dei uma pesquisada em alguns sites e cheguei a conclusão baseada na minha leitura.
A palavra baguette vem do italiano bachetta, pequeno bastão, existência vem desde a época de Luís XIV. Ha afirmações que a baguette é uma descendente do Viennois dor , um pão introduzido pela primeira vez a partir de Viena na Áustria , em meados do século 19. No entanto, esta afirmação parece basear-se num mal-entendido, outros afirmam que era baseada em um pão vienense.
Um artigo no The Economist afirma que em outubro de 1920 uma lei impedia os padeiros de trabalhar antes das quatro horas da manhã, o que tornava impossível fazer o pão a tempo de servir no café da manhã aos clientes, então a baguette veio para resolver o problema, pois a sua forma delgada, era fácil de preparar e assar.

Baguette, o pão tradicional da França

A "baguette é feita de farinha da trigo, água, fermento e sal comum. 
A baguete francesa é regulamentada por um decreto de setembro de 1993, ou seja não comemos qualquer baguette.
Baguettes são muitas vezes servidas com patê  e/ou queijo como parte do tradicional café da manhã na França, de fatias de baguette espalhadas com manteiga e geléia, a famosa nutella ou mergulhadas em tigelas de café ou chocolate quente hummm...Os franceses gostam também acompanhando as refeições que são fatias postas em pequenos cestos ou a baguette sobre a mesa  cortando as fatias com as próprias mãos. 
Uma baguette custa em média 1€

A célebre foto de Willy Ronis do menino parisiense que corre levando debaixo do braço uma baguete maior do que ele (abaixo) tornou-se pôster e percorreu o mundo, como uma marca da Paris no pós-guerra.
Foto:site opera mundi 



C'est tout pour aujourd'hui,
Bonne journée     
Bisou xxxx

Hoje na ida para aula, nunca tinha sentido dor no ouvido de tanto frio ao andar as pernas tremiam, sorte a minha que eu levei na bolsa meu gorrinho que esquenta p caramba. Chegando la ficamos 30 minutos a espera da professora e nada,tivemos a brilhante ideia de ir na secretaria (afinal secretaria tbm serve para isso),moral da historia a maioria nao tem hábito de ver murais e estava la um recadinho para a sala informando que não haveria aula,é né faz bem andar no frio,lol \o/ 

2 comentários:

  1. ADOREI a foto do menininho com baguete!!

    Leia o mural da escola todos os dias...hehehe.

    Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de fotografia e achei linda tbm,é Sandra tenho que ter esse habito de ler mural p na pxma nao passar frio a toa hahaha

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...