09 fevereiro 2012

CALENDARIO FRANCÊS



Se existe um calendário organizado e com férias escolares de acordo com as estações é o calendário francês. Confesso que no começo eu estranhei, mas depois fui me adaptando, e eles são metódicos demais em relação a datas, ontem na minha aula a prof informou o nosso calendário na maior cerimônia e eu fiquei pasma pq as nossas aulas começaram no dia 30 de Janeiro e finalizam em Maio nesse período eu terei um mês de férias, tudo isso em decorrência do calendário escolar.

Na França existem 11 feriados oficias e férias escolares 
Feriados 
1° de Janeiro - Ano Novo
1° de Maio- Dia do Trabalho
8 de Maio-dia do Veterano 
a segunda-feira seguinte o domingo de Páscoa
20 de Maio-Ascençao 
A segunda-feira de Pentecostes 
14 de Julho-Dia da Bastilha 
15 de Agosto-Dia da Assunção 
1° de Novembro-dia de todos os santos
11 de Novembro-Dia do Armistício
25 de Dezembro-Natal

Calendário escolar
As atividades escolares na França é o dia todo de 8h da manhã até as 16h45 com folga toda quarta-feira e finais de semana. 
*Hoje em dia os alunos tem escola as quartas feiras pela manhã. 
O ano escolar na França começa em Setembro
Alunos e professores tem férias 5 vezes por ano
1 semana na epoca de Finados( fim de Outubro)
*Férias de Natal -2 semanas entre o Natal e Ano Novo
*Férias de Inverno -2 semanas em Fevereiro
*Férias de Primavera-2 semanas em  abril
*Férias de Verão: julho e agosto 

Cada região tem seu calendário escolar de férias diferente,ou seja sao divididos por zonas administrativas :
Zona a :Caen,Clermont-Ferrand,Grenoble,Lyon,Montpellier,Nancy-Metz,Nantes,Rennes,Toulouse 
Zona b : Besançon,Amiens, Aix-Marseille,Dijon,Lille,Limoges,Nice,Orléans-Tours,Poitiers, Reims, Rouen, Strasbourg.
Zona c : Bordeaux, Créteil, Paris, Versailles
A única época que todas as zonas saem de férias juntas sao as férias do natal 


Estações do ano

Inverno 21 de Dezembro à 21 de Março 
Primavera 21 de Março a 21 Junho
Verão 21 de Junho a 21 de Setembro
Outono 21 de Setembro a 21 de Dezembro 

Baixa e alta temporada 

Baixa 1° de Novembro a 31 de Março
Alta 1° Abril a 31 Outubro 

Festas 

Ano Novo (Nouvel An)
Festa de Reis ( Fêtes des Rois ) é comemorado no primeiro domingo depois do Ano-Novo
Sao Valetim(Saint Valentin) Dia dos Namorados comemorado no dia 14 de Fevereiro 
Carnaval(Mardi Gras) geralmente comemorado com baile de mascaras,em Bordeaux teve uns carros com algumas musicas imitando meio que um carro alegórico 
Páscoa (pâques )festa religiosa e regada com muito chocolate
Festa do trabalho(Fête du travail )comemorado com algumas manifestações sindicais
Festa da Musica(fête de la musique) em junho toda a França tem varios atrativos musicais pelas ruas o dia todo.

Fête Nationale (Dia da Bastilha): O 14 de julho é como o 7 de setembro do Brasil
Journées du Patrimoine (Dias do Patrimônio): No mês de setembro, prédios particulares abrem as portas por dois dias para mostrar seus patrimônios culturais não acessíveis no resto do ano.
Beaujolais Nouveau: Em novembro, é festejado a chegada dos primeiros vinhos da colheita do ano.
Noël (Natal): Em 25 de dezembro, a festa pelo nascimento de Jesus.


4 comentários:

  1. Os franceses são bem organizados com datas, como os suíços. No começo eu estranhava, mas agora já me acostumei e acho bem prático o calendário com toda a programação do ano. Também aprendi a consumir frutas e demais produtos de acordo com a estação, ou seja tem um "calendário" de consumo, ou senão a chance de comprar uma fruta "passada ou adiantada" e sem sabor será grande.

    ResponderExcluir
  2. aqui as meninas entram na aula 8h30 e saem 14h30. rs
    Sobre as ferias, eu comprei minhas passagens pro sul e meu namorado disse que eu comprei pra data errada pois ele viu um calendario que as ferias eram mais pra frente só hahahahhaha... é por estarmos em regioes diferentes entao, eu tinha pensado nisso mais nao tinha certeza, tava teimando que ele tava errado :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora até as 14h30 ainda bem q aqui é até esse horário que postei ,menos dor de cabeça hauhauahau

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...