Lembra que disse quando eu decidi mudar pro Canadá eu não quis saber como era a vida aqui? Eu acredito que cada pessoa faz a sua história no lugar, uma experiência que pra mim foi maravilhosa pode não ser pra alguém que estar no mesmo lugar que eu, com as mesma oportunidades ou até melhores e odiar. Isso é muito relativo, são experiências pessoais. Assim são os clichês, muitos pensam que no Brasil todo mundo samba hahaha e eu não sei sambar. Entende?
Falar de algum lugar é quase que unânime as pessoas ligarem a algo bem clichê até como um paradigma cultural ou seja uma visão de mundo com alguns estereótipos que apenas na convivência podemos ver o que de fato é real ou não.
E aqui não seria diferente e que foi relembrado e muito comentado pelos franceses na época que um grande chefe de cozinha quebequense esteve na França para lançar seu livro, até aí tudo bem, mas o que não esperavam era que numa dessas visitas diga-se de passagem na grande maioria as emissoras na França sempre enfatizavam os famosos clichês que os franceses sempre dizem sobre os quebequenses. Eu não tenho em mente nenhum clichê dos canadenses na época que morava no Brasil até porque os meus olhos sempre foram voltados para a França hihihi.
Então resolvi relatar alguns aqui no blog, mas com a visão dos franceses nessa visita do chefe de cozinha quebequense. Lembrando que os quebequenses e franceses da França como eles se referem quando falam dos franceses tem uma "rixazinha" sadia entre eles como nos brasileiros com os argentinos ou com os portugueses.
Vamos aos clichês
→ Que no armário o look é de caçador como camisa de xadrez em especial vermelha e preta, cinto "flecheé " um cinto típico que eu até hoje nunca vi e chapéu de pelos de animais que eu vi vendendo em uma loja na época do inverno se usam eu não sei e o famoso machado de lenhador.
→ Que eles moram num iglu, uma casa feita de neve e gelo ou em uma cabana de madeira no meio da floresta. Morar na floresta pode até existir, mas geralmente são nas férias isso é muito típico aqui. Algumas famílias tem uma cabacinha especifica para as férias em plena natureza.
→ Que a cidade é tao pequena e provençal que todo mundo se conhece. Eu não tenho essa impressão até porque sempre morei em cidade pequena tanto no Br como na França e la sim eu via pessoas que tinha cruzado antes. Aqui não, temos muito espaço, então é raro cruzar com as mesmas pessoas.
→ Que o xarope de boldo é tao usado e cola nas veias, que o consumo é de manhã, tarde noite e antes de dormir. Confesso que na geladeira de quase todo mundo que visitei ou que aluguei no airbnb sempre tinha uma latinha do xarope e também vejo muito em épocas festivas, se formos visitar alguém, se vamos em um restaurante para um brunch. Enfim, digamos que em caso de necessidade de consumo onde você estiver hospedado tem o xarope sim. Quer saber + sobre o xarope tem post aqui
→ Que usam muito moto neve e trenó com cachorros para circular nas ruas
Durante o dia a dia de um quebequense em locais com difícil acesso durante o inverno acredito que sim, mas para fins turísticos é bem usado. Existem agências de turismo especializadas nesse tipo de passeio.
→ Que vivemos no interior sem eletricidade e sem internet
Isso é uma grande inverdade se tem gente bem conectado muitooo mais que na França é aqui, eles são muito adeptos a rede de contatos etc.. Porém de um ano que estou aqui tivemos dois dias com queda de energia isso era muito rotineiro no Brasil na época que morei la e na França de 5 anos nunca aconteceu. Mas aqui tem uma razão é muito comum encontrar casa feita de madeira ou com um material tipo isopor sabe { tecnicamente falando eu não sei explicar } então o risco de incêndios é imenso principalmente no verão, então logo de imediato eles cortam a energia para evitar problemas maiores.
→Que bebem muito bebidas alcoólicas para esquentar durante inverno
Pelo contrário acho que o povo aqui bebe muito menos que na França.
→ Que eles são bem simpáticos, receptivos mas menos inteligente que eles
Troféu simpatia é deles #real e quanto a menos inteligentes eu discordo, a diferença é que eles te escutam e trocam opiniões sem quererem mostrar que sabem e que são os melhores ou seja aceitam seu ponto de vista independente se você nasceu aqui ou não e talvez por isso para a impressão que eles não são inteligentes.
→ Que os quebequenses tem autorização como carteira de motorista, mas para caçar focas
Hahahaha nunca ouvi falar sobre isso
→ Que eles comem apenas poutine
Que existem restaurante inteiro com a famosa poutine isso existe, massss a infinidade de restaurantes do mundo todo e a influencia de vários países não nos deixa comer apenas poutine #allôoo
→ Ursos
Que encontrar ursos pelo caminho é muito rotineiro. Ursos e outros animais selvagens sim, próximos de parques e florestas.
Ps: Fotos : google
E para finalizar o post quero mostrar pra vocês um dos presentes que recebemos na nossa despedida na França dos nossos amigos. Mais canadense que isso não existe, gostamos tanto que as camisas estão zuadas hihihihi.
📷Instagram niralima7
💌acllyma@hotmail.com
Com afeto Du Jour
Nira 💛