Para muitas pessoas que resolvem mudar de país a grande preocupação é encontrar um emprego, e eu sei bem o que é isto pois é a segunda vez que mudo de país e ter que {re}começar não é tão simples se a gente não sabe onde chegar. É preciso ter a consciência que seu curriculum que bomba no Brasil talvez não bombe tanto aqui fora e que recomeçar são pros fortes.
No meu caso eu passei por muitas coisas dentre essas foram 6 anos morando na Europa entre perdas e ganhos. Hoje a segunda oportunidade esta sendo bem diferente da primeira experiência pelas seguintes razões. Eu cheguei aqui com o idioma, tenho um diploma que foi aceito logo de cara, cheguei com o conforto do marido ter emprego, tivemos{temos} algumas despesas paga pela empresa, tenho a ajuda da empresa do marido comigo, estar num país que tem muito mais proximidade de vida com o Brasil que a Europa e sem contar toda a experiência de 6 anos que me ajudou muito a não ter essa sensação de recomeço tão severa como foi antes de chegar aqui. Cheguei aqui confiante e me sentindo em casa então esse se sentir em casa é que faz muita diferença no meu dia a dia.
Eu não sou a expert e longe de mim ser, mas como dica boa é dica compartilhada eu achei alguns pontos que me ajudaram/ou que não me fizeram esquecer que os clichês são bons para aceder aquela lâmpada apagada e quem sabe poder ajudar alguém.
Eu cheguei sem muita pressa e sem pressão de arrumar emprego{ a empresa que meu marido trabalha é uma empresa oferece vários programas e dentre estes a de recolocação da família no mercado de trabalho, então estava super zen quanto a isso} e isso ajudou muito, a minha energia estava bem controlada sem estresse ou fardo nas costas de ter que arrumar emprego para ter que pagar as contas da casa. Mas como nem todo mundo tem essa "sorte" a dica que eu dou é :
✔️Trabalho voluntário
Como eu estava na espera da empresa do marido terminar a minha documentação eu comecei a usar meu tempo livre dando continuidade com trabalho voluntário que eu fazia na França que era organizar bazar beneficentes. Isso foi muito bom porque além de ajudar e poder contribuir me permitiu de conhecer pessoas, criar laços e também poder praticar o idioma. Isso pode ser usado no CV como experiência e logo a baixo vocês vão entender.
✔️ Leia os jornais
Os dois principais jornais que entregam grátis no metro são em francês e mesmo que você não fale o idioma os anúncios de empregos são bem fáceis de entender. Aqui existem muitas feiras de empregos que duram o dia todo com entrevistas e que valem a pena para testar a nossa capacidade mesmo que a vaga não esteja na sua lista de procura. Tente ir apenas para testar e ter uma noção de como funciona. Eu fui numa entrevista com meu cv com a cara e coragem no mesmo dia que li. Fui testar a minha capacidade e ver se eu conseguiria andar com as minhas próprias pernas. Enfim, e para ajudar era um dia bem frio daqueles de querer ficar em casa embaixo das coberta, mas logicamente que fui bref!
Chegando eu vi que tinha uma sala enorme com várias mesas individuais e seus respectivos entrevistadores. Na entrada tinha uma mesa com aperitivos, uau achei bem legal eu sinceramente nunca fui numa entrevista de emprego e ter uma mesa farta para os entrevistados.
Eu cheguei e fui direto pra entrevista, nem deu tempo de respirar. Fiz a entrevista com uma senhora e ela pediu meu cv e começou a me perguntar sobre o que eu tinha colocado nele e depois me perguntou sobre o serviço voluntário no qual ela achou incrível por eu ter pouco tempo de Canadá. Eu contei um pouco sobre essa experiência e depois contei sobre a minhas experiências profissionais e tal.Depois ela me fez algumas perguntas sobre como se sair em situações embaraçosas com clientes etc... Confesso pra vocês que saí com a consciencia pesada de não ter falado tudo o que eu queria. Ao meu redor as pessoas se vendiam mesmo, tipo em filmes americanos sabe. Eu que fazia tanto tempo que não participava de uma seleção eu fiquei meio perdida e com a pergunta será se convenci? Enfim voltei pra casa com uma experiência enriquecedora que deu uma clareada na mente de como as coisas funcionam aqui.
Depois de uma semana eles me ligaram e confesso real que nem estava esperando yen!. Proxima etapa participar de uma reunião em grupo como outros selecionados. Enfim, participei de todos os procedimentos exigidos da empresa e até hoje estou com eles.
✔️ Não tenha medo
As pessoas aqui falam com gente do mundo todo, desde aquelas que falam muito bem o idioma as que não falam absolutamente nada. Cada pessoa tem um perfil no qual a empresa esta procurando, se você fala apenas o português talvez você consiga algo que não tenha contato com cliente como embalar produtos por exemplo. Então não perca tempo tentado encontrar o dia que você vai estar preparado. Seja mais forte do que sua melhor desculpas. É difícil é, mas eu conheci uma colombiana aqui que falava apenas o idioma dela e ela arrumou emprego sim, deram a oportunidade pra ela.
✔️ Não perca tempo
Aproveite que você chegou e esta motivado, não perca tempo. Se deixar pra procurar algo quando se senti preparado o medo vai acompanha-lo porque a gente sempre acha que temos que melhorar em algo. E logo no começo a gente é bem motivado com o novo, não conhecemos os desafios, as barreiras do lugar porque ainda estamos descobrindo. Faça uma busca na net para saber das vagas e deixe seu cv pessoalmente, peça pra falar com o responsável do departamento. As pessoas aqui não são estrelas eles sempre atendem e se gostarem de você no mesmo dia fazem uma entrevista. Garanto para vocês que foi a melhor coisa que fiz em buscar logo emprego sem esta "precisando" porque quando você chega a empolgação é outra, tudo é novo, é natural que a força de vontade é bem maior.
✔️ Positivo
Tenha ânimo, passe coisas boas para o entrevistador. As pessoas aqui levam isso muito a sério. Pessoas leves e felizes, eles gostam disso. Eu percebi que você pode até não dominar bem o idioma, mas se eles sentirem que você é pra vaga pode ter certeza que eles te contratam. O famoso "feeling" .
✔️ Conheça o produto
Antes da entrevista estude um pouco sobre a empresa, na minha entrevista eles me perguntaram se eu conhecia tal marca e a tal marca era exclusividade da empresa e eu soube responder. Então ganhei ponto
✔️ Evite a timidez
Não estou aqui querendo provar que pessoas tímidas e discretas não arrumam emprego não é isso, eu me refiro que numa entrevista eles adoram bater papo. O quebequense ama conversar, então tenta balancear isso numa entrevista. Seja claro e objetivo. Não fique apenas no sim ou não.
✔️ Seja você
Não tente ser quem você não é, a palavra aqui "menos é mais". Fale apenas a verdade e ponto.
✔️ Não perca as oportunidades
Participe de feiras, eventos na sua área, convide as pessoas para tomar um café mesmo se não tiver muita intimidade. Aqui é todo tempo em movimento, as energias circulam, as pessoas são abertas. As relações profissionais tem força por aqui.
✔️ Mudar
Esteja aberto as mudanças. Se é a sua primeira vez morando fora talvez o tempo será longo até encontrar algo na sua área ou vice e versa. Quando morei na França eu arrumei emprego em áreas diferentes da minha e com o passar do tempo eu cheguei onde queria. Aqui eu estou na minha área profissional, mas não teria problema algum se eu não estivesse.
✔️ Saiba onde quer chegar
Escreva os seus objetivos, o que você veio fazer, em que quer trabalhar, qual o tempo necessário para atingir. Sei que a gente depois que esta no país os ideais mudam conforme a música, mas não se deixe levar, coloque pontos e tenha sempre o plano a, b e c dentro do que você espera.
✔️ Acredite em você
Acho que esse é o ponto chave de tudo, acredite sempre em você, que você é capaz, que você vai conseguir. Eu apliquei para a vaga sem ter o cv modelo padrão daqui, eu não fui indicada por ninguém, eu também não falei tanto quanto eu poderia falar no dia, mas eu acreditei tanto, eu mostrei o que realmente eu buscava na empresa que eu tenho quase que certeza que essa atitude me ajudou quase que 80%. Então ACREDITE EM VOCÊ.
📷Instagram niralima7
💌acllyma@hotmail.com
Com afeto Du Jour
Nira 💛