08 fevereiro 2015

NATAL : DIA 24 DEZEMBRO

O ano de 2014 passou muito rápido e estamos em 2015 e como eu estava com esse post quase pronto eu vou libera-lo e da continuidade as postagens.

Como muita gente tem curiosidade de saber a vida por aqui eu vou tentar resumi como foi o meu natal.
Por aqui aparentemente nao é muito diferente do que eu sou acostumada no Brasil. A diferença muda de família para família, umas comemoram duas vezes, outras no dia 25 e por ai vai cada uma com seu jeitinho.
E sempre quando vou (re)contar uma historia aqui é impossível nao lembrar sempre de algo que aconteceu comigo nesse tempo que estou na França, peço até desculpas se as vezes fico repetitiva, enfim (re)lembrando o meu primeiro natal na França foi como Au Pair e um do fato curioso na época que a no dia 24/12 ficamos em casa e até dormimos cedo nesse dia. A cerimônia natalina começou mesmo foi no dia seguinte com a troca de presentes logo cedo, depois ida a missa e diga-se de passagem a missa mais rápida da minha vida e posteriormente  almoço em família e foi o almoço mais longo da vida. Depois com o tempo fui me adaptando que em datas comemorativas aqui é normal ficar horas e horas na mesa,mas isso tudo devido as refeições terem entrada(as vezes mais de uma), prato principal, sobremesa, café e um digestivo e muitas, muitas historias contadas na mesa.
Esse ano que passou(2014) tivemos dois dias, o dia 24 com os sogros e dia 25 sogros e os avos 
Fiz um tour fotográfico que vou aproveitar depois e fazer um album de família para a sogra.
1 Foi a mesa para o primeiro dia
2 Segundo dia
A mesa foi montada com velas e o azevinho que colhemos na floresta perto da casa dos avos.

As velas estavam por toda a casa simbolizando a luz.
As velas perto da lareira deram um charme e ficou bem a cara de natal.
Estava frio no dia,mas bem agradável.



Dia 24 esses foram os pratos servidos,
Entrada : salmão fumé da região. Prato principal : Peixe com ervas e presunto defumado. Sobremesa: biscuit de chocolate,figo e uma fruta chinesa litchi. Queijos : cabra, vaca e ovelha 


Para o dia 25 
Entrada : As ostras e foie gras(tem um post aqui que conto o que é ) entrada bem tradicional para a data
Prato principal : Ao invés do peru eles optaram pela codorna(cairel), cogumelos, castanhas, torradas com fígado de frango e ervas



Os vinhos


E a sobremesa tradicionalíssima para data, é como o panetone no Brasil a Lenha de Natal (Bûche de Noel) para saber + clique aqui


Meu natal foi assim tranquilo e cheio de amor ❤ 
À bientôt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...