23 abril 2014

BLAYE


Dificilmente eu fico de bobeira em casa nos finais de semana e principalmente com esse tempo gostoso nos presenteando,nada mais interessante que aproveitar cada segundo.
E aqui é assim,tempo bom em vista é noticia para toda a semana,é ter assunto para falar com vizinho no corredor porque no final todo mundo acaba falando a mesma língua literalmente e é incrível como tudo aqui muda conforme a temperatura.
E assim foi o meu sábado e do meu chéri,dia 12/04 abençoado pelo dia maravilho que fez.Fomos ao evento de vinhos de Blaye que fica aproximadamente 1 hora de Bordeaux.A cidade apesar de pequena tem muita história que vale muito a pena ser visitada,e com todas as facilidades de acesso por carro,ônibus ou barco caso alguém tenha o interesse em visitar.
O evento faz parte do calendário bordelais há exatamente 20 anos e tem a intenção de divulgar o local ainda pouco explorado,pois muita gente busca ou conhece outros produtores de vinhos e esquecem que tem uma diversidade não tão longe dos melhores do mundo.Talvez por falta de incentivo os vinhos de la ainda não são muito divulgados e por incrível que pareça muita gente nunca foi ao evento ao menos para descobrir o que tem de "novo" e bom.
Então,logo na chegada damos de cara com essa estrutura fortificada que nos remete as cidades medievais.Por isso que vale a pena a visita,fiquei imaginando o tanto de história que tem cada espacinho que se torna tão grandioso.
Ah....o dia estava realmente bem lindo,com um céu azullll como papel principal e que nos proporcionou um momento muito agradável e beeem leve pq fui com bem menos roupa hihihi.



O valor do evento nos custou 6 euros que deu direito a um kit bem funcional,uma bolsa super fofa com o guia e a taça que é essencial e parceira de todo o evento.

Parada obrigatória para os cliks e dosada de muita empolgação #taça sem o vinho,isso acontece #tenso.
Logo atrás tem um parque verde com um rio que cerca uma parte da muralha de rochedo que vimos logo na entrada.
*Ponto muito estratégico para possíveis invasões(isso é um pouco da história do local) 

Por ser um evento na primavera e direcionado a vinhos toda a decoração com flores e barris,um charme e um ambiente bem agradável.



80 expositores e cada expositor era sinalizado com essa plaquinha com o nome do château.

A maioria dos expositores eram os proprietários,esse senhor super simpático é do Château Chay.



No final comprei alguns vinhos que eu e meu chéri nos identificamos.Preços muito acessíveis.

Sim,sou dessas tiro foto até das embalagens,quem tem blog me entende :*
Queria eu poder entender de vinhos,ou seja não sou a pessoa mais indicada a falar do assunto :(.Acho um meio de muita informação e eu sou uma simples apreciadora e que sabe diferenciar apenas o vinho tinto,do branco e do rosé hehehe.Claro que tenho aqueles ja preferidos do coração,mas nada além de preferências sem ter um opinião formada ao ponto de ter o poder de influenciar na decisão de alguém em escolher esse ou aquele.Cada pessoa tem seu gosto especifico e so degustando para saber qual o melhor para seu paladar.
O que eu pude perceber com o passar do tempo que eu fui me adaptando aos gostos,antes eu era mais para vinho branco e hoje isso mudou de acordo com a estação,como por exemplo inverno eu gosto muito mais do tinto,mas tomo nota também de acordo com com o que eu vou comer para poder acompanhar,enfim são informações pessoais e nada profissionais :/

Coisas que aprendi indo nas feiras
Se o evento oferecer oficinas como de culinária,embalar vinhos,passeio pelas rotas etc fica a dica de sempre checar quais as formas de participar se tem que marcar hora na chegada ou com antecedência,alguns eventos dependendo do porte tem vagas limitadas.
Faça um tour no local na sua chegada para poder se situar e com isso evitar pequenos aborrecimentos.
Segurar a taça pela aste para que o vinho não esquente.
Comece a degustação pelo vinho branco de preferência o seco e por ultimo os tintos 
Lave a taça sempre na degustação dos vinhos tintos,não se preocupe eventos com essa finalidade sempre tem um lugar para lavar até mesmo no próprio stand ou se direcione ao local apropriado
Evite ir de estomago vazio,comigo é complicado pq eu nao consigo comer nada pela manhã e qualquer taça por mais que seja para degustar me deixa bemmm leve se é que vocês me entenderam :)
Você nao é obrigado a beber tudo o que foi oferecido na taça,não sinta-se envergonhado em dispensar o que sobrou,tem um baldes no stand próprio para isso.
O evento foi super tranquilo e uma delícia de ir pela segunda vez.
Aproveitei e fiz um vlog improvisado.Se você gosta desse tipo de video aperte o play.


Bisous :*
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...